Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

ADIÇÃO DE NÚMEROS DECIMAIS: O QUE A TUA ESCRITA ME DIZ?

Palavra-chaves: GRADUANDOS EM PEDAGOGIA, CONHECIMENTO DO PROFESSOR, NÚMEROS DECIMAIS Comunicação Científica (CC) Avaliação em Educação Matemática (AEM)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9704
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 128
    "inscrito_id" => 960
    "titulo" => "ADIÇÃO DE NÚMEROS DECIMAIS: O QUE A TUA ESCRITA ME DIZ?"
    "resumo" => "Este texto tem como foco a análise da produção escrita de 33 graduandos em Pedagogia ao interpretarem  o procedimento de resolução de uma criança no 3º ano do Ensino Fundamental, num problema de estrutura aditiva, do tipo composição, envolvendo números racionais na forma decimal. São identificados, nesta produção escrita, indícios de conhecimento do Conteúdo Específico, de acordo com L. Shulman (1987). Em relação à estratégia utilizada pela criança, a análise da produção escrita dos graduandos, apontou que ratificam dificuldades na ampliação dos domínios numéricos, especialmente na passagem dos números naturais para os racionais. Apontam para o fato dos alunos vislumbrarem o número com vírgula como sendo dois números distintos: um antes da vírgula e outro depois. Em relação à interpretação das hipóteses, destacam a ausência de conhecimento relacionado aos números decimais, ou dificuldades específicas relacionadas ao uso da vírgula pela criança."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Avaliação em Educação Matemática (AEM)"
    "palavra_chave" => "GRADUANDOS EM PEDAGOGIA, CONHECIMENTO DO PROFESSOR, NÚMEROS DECIMAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_20_10_2014_20_34_06_idinscrito_960_5c3564e838d613788114b4bb059928ec.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSINALDA AURORA DE MELO TELES"
    "autor_nome_curto" => "ROSINALDA TELES"
    "autor_email" => "rosinaldateles@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9704
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 128
    "inscrito_id" => 960
    "titulo" => "ADIÇÃO DE NÚMEROS DECIMAIS: O QUE A TUA ESCRITA ME DIZ?"
    "resumo" => "Este texto tem como foco a análise da produção escrita de 33 graduandos em Pedagogia ao interpretarem  o procedimento de resolução de uma criança no 3º ano do Ensino Fundamental, num problema de estrutura aditiva, do tipo composição, envolvendo números racionais na forma decimal. São identificados, nesta produção escrita, indícios de conhecimento do Conteúdo Específico, de acordo com L. Shulman (1987). Em relação à estratégia utilizada pela criança, a análise da produção escrita dos graduandos, apontou que ratificam dificuldades na ampliação dos domínios numéricos, especialmente na passagem dos números naturais para os racionais. Apontam para o fato dos alunos vislumbrarem o número com vírgula como sendo dois números distintos: um antes da vírgula e outro depois. Em relação à interpretação das hipóteses, destacam a ausência de conhecimento relacionado aos números decimais, ou dificuldades específicas relacionadas ao uso da vírgula pela criança."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Avaliação em Educação Matemática (AEM)"
    "palavra_chave" => "GRADUANDOS EM PEDAGOGIA, CONHECIMENTO DO PROFESSOR, NÚMEROS DECIMAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_20_10_2014_20_34_06_idinscrito_960_5c3564e838d613788114b4bb059928ec.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSINALDA AURORA DE MELO TELES"
    "autor_nome_curto" => "ROSINALDA TELES"
    "autor_email" => "rosinaldateles@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

Este texto tem como foco a análise da produção escrita de 33 graduandos em Pedagogia ao interpretarem o procedimento de resolução de uma criança no 3º ano do Ensino Fundamental, num problema de estrutura aditiva, do tipo composição, envolvendo números racionais na forma decimal. São identificados, nesta produção escrita, indícios de conhecimento do Conteúdo Específico, de acordo com L. Shulman (1987). Em relação à estratégia utilizada pela criança, a análise da produção escrita dos graduandos, apontou que ratificam dificuldades na ampliação dos domínios numéricos, especialmente na passagem dos números naturais para os racionais. Apontam para o fato dos alunos vislumbrarem o número com vírgula como sendo dois números distintos: um antes da vírgula e outro depois. Em relação à interpretação das hipóteses, destacam a ausência de conhecimento relacionado aos números decimais, ou dificuldades específicas relacionadas ao uso da vírgula pela criança.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.