A utilização de ferramentas e estratégias de ensino não-tradicionais, especialmente quando aproximam a teoria do cotidiano discente ou ilustram de forma prática, pode potencializar a aprendizagem dos conteúdos dos componentes curriculares de Ciências e Biologia, como no estudo do Sistema Nervoso. Considerando um recurso tecnológico de valor acessível por meio da utilização de componentes eletrônicos, o objetivo deste trabalho foi construir um painel didático de um neurônio para o ensino de Sistema Nervoso. O protótipo foi desenvolvido a partir de componentes eletrônicos controlados por Arduino. Foi construído um painel didático para um ensino mais visual e imersivo do funcionamento de um neurônio para ser utilizado no trabalho em sala de aula sobre o Sistema Nervoso do componente curricular de Biologia. Seu funcionamento decorre da ligação de LEDs de cores diferentes posicionadas no desenho de um neurônio em tamanho A3, possibilitando a visualização do caminho do impulso elétrico desde a recepção nos dendritos, passando pelo corpo celular e pela bainha de mielina até a saída dos neurotransmissores no axônio. Vários outros trabalhos já foram realizados nesse sentido, o que é essencial para facilitar o aprendizado discente, levando à conexão de conteúdos teóricos com a visualização prática, pois as ferramentas didáticas de ensino não-tradicionais têm um grande potencial no processo de ensino e aprendizagem da Ciência.