Este artigo tem como objetivo discutir a importância da educação para o desenvolvimento sustentável, buscando responder à seguinte pergunta orientadora: "Em que medida a educação para o desenvolvimento sustentável após o Acordo de Paris contribui para a América Latina?" A pesquisa está delimitada aos países latino-americanos Brasil e Argentina. A hipótese é de que o Acordo de Paris não apenas influenciou a necessidade de implementar programas de educação sustentável na região, mas também contribuiu para promover práticas mais sustentáveis na América Latina, incentivando mudanças de comportamento em relação ao consumo e à produção de recursos naturais. Segundo a UNESCO, a educação para o desenvolvimento sustentável é uma abordagem educacional que busca desenvolver nos indivíduos os conhecimentos, habilidades, valores e atitudes necessárias para que eles contribuam para um futuro sustentável. O Acordo de Paris é um acordo internacional assinado em 2015, com o objetivo de limitar o aumento da temperatura média global a menos de 2°C em relação aos níveis pré-industriais e continuar os esforços para limitar o aumento a 1,5°C, a fim de evitar impactos climáticos catastróficos. A metodologia deste trabalho consiste em uma revisão da literatura, analisando e sintetizando o conhecimento existente sobre políticas públicas de educação para o desenvolvimento sustentável implementadas pelos governos latino-americanos após a assinatura do Acordo de Paris. A escolha da delimitação territorial foi feita com base no contexto político. Tanto no Brasil quanto na Argentina, ocorreram mudanças significativas desde a assinatura do Acordo de Paris. No Brasil, houve um enfraquecimento das políticas de proteção ambiental e dos direitos dos povos indígenas, mas ainda assim ocorreram melhorias. Na Argentina, houve mudanças políticas significativas desde a assinatura do Acordo de Paris, com medidas implementadas para reduzir as emissões.