O Ensino de Matemática envolve múltiplas perspectivas, a partir de sua amplitude de conteúdos que possibilitam diferentes abordagens práticas e metodologias de Ensino. A Geometria Euclidiana espacial pode estar associada a demonstrações práticas, a partir de observações e representações de objetos do cotidiano, como monumentos e edifícios. O desenvolvimento de diferentes habilidades em sala de aula, propicia a formação de um aluno crítico e ativo. A partir da proposta da experimentação, o objetivo do estudo foi a análise da aplicação de diferentes conteúdos de Geometria Espacial, considerando a metodologia de Aprendizagem baseada em projetos, para duas turmas de Ensino Fundamental - Anos Finais, de uma escola da cidade de Curitiba/Paraná, através da elaboração de maquetes criativas. Como atividade prática, os alunos desenvolveram maquetes de monumentos, como a Torre Eiffel e o Coliseu, desenvolvendo releituras criativas das obras. Foram aplicadas diferentes técnicas de desenho e pintura, como pontilhismo, arte urbana, xilogravura de cordel, tendo a criatividade e a aprendizagem, como perspectivas essenciais para a relação entre os conteúdos de Geometria, com a identificação de figuras geométricas espaciais, tanto nas maquetes, quanto nas técnicas de desenho e pintura utilizadas. Posteriormente à aplicação, o interesse das turmas envolvidas e também dos outros alunos da escola, na abordagem diferenciada, demonstrou que a utilização do lúdico, como potencializador de aprendizagem e criatividade, pode contribuir para o Ensino de Matemática, a partir de abordagens concretas e abstratas. Assim, pode-se perceber que, proporcionar a visualização dos conteúdos, de forma prática e criativa, envolvendo diferentes áreas do conhecimento, de forma transdisciplinar, pode ser um diferencial, que propicie e incentive o interesse dos alunos pela Matemática e suas aplicações.