Traçou-se como foco deste trabalho a análise de alguns artigos que tratam da avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental II frente à pandemia da Covid-19, mais especificamente no recorte temporal de 2020 a 2022. Acreditamos que a dinâmica que relaciona o sujeito à aprendizagem não pode ser reduzida a números, portanto esta pesquisa teve seu embasamento teórico-metodológico construído a partir de um formato do tipo bibliográfico-documental. Fundamentam esta reflexão autores contemporâneos especializados e tidos como referência na temática, a exemplo de Freire (1987), Luckesi (1999) e Hoffmann (2011). O trabalho apresentará, primeiramente, uma abordagem mais conceitual sobre a avaliação da aprendizagem baseada na leitura de especialistas na temática, seguido de um breve resumo com dados sobre os impactos da Covid-19 na educação, alinhado com os resultados da análise dos artigos publicados sobre a avaliação da aprendizagem no período pandêmico e as implicações pedagógicas desses resultados no trabalho docente. Nesse contexto, incluir-se-á, também, a maneira como a avaliação está posta na BNCC (BRASIL, 2018). Este trabalho nos oportunizou a percepção do cenário atual, onde mais do que nunca professores precisaram se reinventar para avaliar o seu aluno. Notou-se o quanto o professor e a socialização são favoráveis ao processo ensino-aprendizagem, além de apontar para as dificuldades no uso de diferentes tecnologias (ausência de letramento digital mínimo), tanto para alguns professores quanto para estudantes e seus familiares.