Um importante passo para assegurar uma educação sintonizada com as necessidades formativas dos estudantes e povos campesinos é a existência do Projeto Político Pedagógico (PPP), um planejamento que sinaliza o caminho a ser percorrido pelos educadores, orientando a intencionalidade e o funcionamento da instituição, o trabalho pedagógico, bem como a educação almejada e o perfil de ser humano a ser formado. O presente trabalho discorre sobre as ações desenvolvidas em âmbito do Projeto de Extensão: Mediação para a Transformação, evidenciando as suas contribuições para que gestores escolares e coordenadores pedagógicos de Miguel Alves (PI) pudessem coordenar a (re)elaboração do PPP da escola onde atuam. Desenvolveu-se uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa e utilizou-se como dispositivo de produção de dados um questionário, que foi respondido por 24 gestores escolares e coordenadores pedagógicos. Os resultados apontam que a formação continuada contribuiu para a ampliação de conhecimentos, saberes referentes a gestão escolar e para que estes profissionais conduzissem a (re) elaboração do PPP. Portanto, faz-se necessário que a Secretaria Municipal de Educação desenvolva contínuos processos formativos e assegure condições de trabalho para que estes profissionais possam, em parceria com os diferentes membros da comunidade escolar implementar o PPP, efetivando o projeto de educação que se encontra explicitado neste documento.