Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência acadêmica do ponto de vista do residente do curso de Licenciatura Plena em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – campus Pau dos Ferros, enfatizando as contribuições que o Programa Residência Pedagógica (PRP) oferece aos professores em formação inicial quanto a prática docente, especificamente, sobre o desenvolvimento de saberes ministrados em sala de aula, bem como na gestão da mesma. Se faz pertinente afirmar, que segundo alguns autores/pesquisadores, tais como Zanella (2011) e Cruz (2017), a estágios e residências pedagógicas são de extrema importância, haja vista, terem acompanhamento de profissionais docentes quanto às práticas em sala de aula para, ao se formarem e atuarem como professores preparados para situações diversas que compreendem o principal campo de trabalho, que neste caso é a escola. Assim, o PRP proporciona vivências do cotidiano escolar, seja na sala de aula ou fora dela, no entanto, é preciso analisar que contribuições, junto do programa, são de fato concernentes à formação de licenciandos do curso de química do IFRN, em que os alunos bolsistas analisam se as práticas estão afins com as teorias abordadas na graduação. E, para isso, este artigo traz informações coletadas por meio de observações e conversas com professores (preceptor e docente orientador) que participam do PRP, destacando, assim, a importância da formação inicial docente e da imersão dos licenciandos na realidade escolar desenvolvida em instituições de ensino, conhecimentos pedagógicos, experiências e a realização de práticas em contexto do trabalho docente. Portanto, este relato, além de ressaltar o fortalecimento e aprofundamento deste programa, analisa qualitativamente, e expõe uma realidade vivenciada em uma escola da Rede Estadual do Rio Grande do Norte.