Vários são os aspectos que devem ser trabalhados com a criança para que ela progressivamente compreenda o princípio alfabético, ou seja, saiba representar a cadeia sonora das palavras por meio das letras do alfabeto. Neste sentido, destaca-se a importância da consciência fonológica, entendida como uma habilidade metalinguística que o indivíduo adquire ao longo do processo de alfabetização, a partir da compreensão de que a língua pode ser segmentada em partes menores. O presente resumo tem como objetivo apresentar os resultados de um projeto de Iniciação Científica ainda em andamento, que visa avaliar a importância da consciência fonológica para aprimoramento da alfabetização, à luz de autores que tratam sobre o tema, além de propor atividades para aprimoramento dessa habilidade. Para efetivar a discussão, utiliza-se da pesquisa exploratória qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica. As análises prévias demonstram que a consciência fonológica é uma habilidade que deve ser trabalhada no início da alfabetização, para que seja possível aprimorar todos os níveis, iniciando pelo mais simples (consciência de rimas e aliterações) até o mais complexo (consciência fonêmica). Diante disso, a problemática que se apresenta para a pesquisa é: quais são os apontamentos e/ou sugestões dos autores e estudiosos a respeito da consciência fonológica no processo de alfabetização? Em síntese, evidencia-se que para que a aprendizagem da leitura e da escrita aconteça, a compreensão do sistema linguístico é o primeiro passo da caminhada do aprendiz e o estudo da consciência fonológica pode ser um grande aliado nesse processo.