Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E AUTONOMIA: OS IMPACTOS DA UTILIZAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (CHATGPT) NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo tem como seu principal objetivo analisar como a educação superior se modernizou com as tecnologias atuais da época, principalmente com o surgimento de certos recursos, dando ênfase na utilização do ChatGPT. Sua criação, em Novembro de 2022, se deu por uma startup dos Estados Unidos, denominada OpenAI, sendo este acessível ao público em 40 países, incluindo o Brasil. Para fomentar o trabalho, utilizou-se a metodologia quantitativa, com auxílio do Google Forms em discentes e docentes dos cursos de Pedagogia e Educação Física da Universidade Federal do Pará, para que se alcance a real análise do uso desta ferramenta em meios acadêmicos, além de saber como os professores lidam com este assunto. Assim, percebe-se que os altos índices de trabalhos feitos por essas ferramentas tecnológicas – entre os estudantes das demais áreas do ensino universitário – ocasiona o real problema de produção, já que as inteligências artificiais acabam por utilizar obras já existentes sem a devida citação, resultando, portanto, em trabalhos sem fundamentos ou até com casos de plágio oculto, consequentemente gerando uma preocupação aos docentes. Dessa forma, conclui-se que boa parte dos entrevistados tem conhecimento do ChatGPT e não consideram uma ameaça ao ensino e a pesquisa. Ainda assim, observou-se que a IA também vem transformando a Educação de diversas maneiras, ajudando a alavancar o ensino, apesar de seus defeitos. Dessa forma, conclui-se que apesar de alunos utilizarem o ChatGPT, assim sendo incontestável o potencial educacional deste mecanismo, os professores necessitam de uma melhor formação para que percebam se a criação de trabalhos acadêmicos foi realmente feita por uma IA ou pelo próprio discente.

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