O presente trabalho tem como objetivo demonstrar ações de reflexão sobre a formação inicial docente a partir das histórias de vidas de professores que já atuam na profissão e, portanto, possuem experiências sobre o saber e fazer docente. A fundamentação teórica teve por base os conceitos de Nóvoa (1992) que traz os conceitos de história de vida e narrativas docente. O percurso metodológico é de uma abordagem qualitativa e descritiva, contendo quatro divisões em formato de tópicos, a saber: contribuição da reflexão dos sujeitos envolvidos; valorização das histórias de vida; descontração e construção das próprias experiências e pensar a formação a partir do relato de outro. Para a descrição e análise das categorias citadas foram realizadas leituras das narrativas elaboradas pelos licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas-UFAL, as quais foram relacionadas com a literatura da fundamentação teórica citada. Dessa forma, foi possível demonstrar o desenvolvimento do pensamento crítico acerca da importância das narrativas docente na construção da identidade do futuro profissional professor, culminando na valorização das histórias de vida do professor. A partir deste cenário, se utilizar de narrativas para aprender e discutir a própria formação, permitindo a autoavaliação durante a a preparação e formação inicial de futuros docentes.