O presente pôster se propõe a apresentar as observações iniciais do projeto de Prodocência, “Questões de gênero na Escola: Por um enfrentamento às desigualdades e assimetrias na Educação Básica”, que vem sendo implementado no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ). O trabalho é desenvolvido na instituição, de ensino público, que atende estudantes da educação básica, a partir dos Anos Iniciais até o Ensino Médio, Graduação e pós-graduação. Temos baseado nossas compreensões a partir da perspectiva que a equidade de gênero é um dos fatores que contribuem para a promoção dos direitos humanos em diálogo constante com os atravessamentos escolares que envolvem os valores étnico-raciais, com foco na cultura e na visibilidade de estudantes negros, indígenas, ciganos, quilombolas e demais minorias identitárias; as questões da acessibilidade de estudantes com deficiência; e as relações da multiplicidade geracional nos espaços educacionais, dentre outras interseccionalidades. O objetivo geral do projeto é contribuir para a formação de professores/as com a elaboração de saberes e fazeres que se deem no cotidiano da educação básica, oportunizando reflexões sobre o papel da escola na promoção da equidade de gênero. Um grupo de professoras do CAp-UERJ e bolsistas do projeto têm se debruçado em pesquisar como se expressam as relações de gênero em atividades cotidianas na escola. A partir de entradas em sala e grupos de discussão, temos buscado identificar quais usos são feitos das relações de gênero para organizar o trabalho escolar. Como resultados iniciais, já realizamos encontros sobre as questões de gênero e sexualidade na escola debatendo interseccionalidades, performances de gênero com/nas infâncias, assédio no ambiente escolar e gêneros na escola. Além disso temos nos dedicado na produção de material didático e conteúdo para as mídias digitais sobre a temática.