O uso de imagens para representar ideias, conceitos e até mesmo dados podem ser uma estratégia para potencializar o ensino aprendizagem de Ciências e Matemática. Os instrumentos de ensino que produzem imagens vêm desempenhando um papel importante, diante do apelo que a linguagem visual apresenta. Quando deslocado essa perspectiva para processo de ensino aprendizagem é potencializado as imagens pode desenvolver o raciocínio científico e da ampliação das formas de comunicação que favorece o diálogo entre o conhecimento científico e as experiências de mundo. A experiência desenvolvida nas atividades extensionistas no Projeto de extensão “As Imagens na Formação Docente: Os sentidos de Ensinar Ciências e Matemática” realizado em 9 escolas públicas de Teresina – PI foi pensando no objetivo de ampliar através das imagens o significado de conceitos com a utilização de instrumentos de ensino produzindo imagens. A metodologia dessa experiência formativa imprimiu nos professores em formação do IFPI – Campus Teresina Central troca de saberes entre a educação básica e a universidade, onde os licenciandos constataram que as imagens possibilitam interpretar os fenômenos com o olhar das ciências da naturais e da matemática, instigando-os a produzir novos conceitos na construção do próprio conhecimento, refletindo num aculturamento científico destes futuros professores.