ESTATÍSTICA E POWER BI PARA ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA ENGENHARIA CIVIL DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99072 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5833 "inscrito_id" => 19152 "titulo" => "ESTATÍSTICA E POWER BI PARA ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA ENGENHARIA CIVIL DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO" "resumo" => "A computação e as tecnologias de informação e comunicação (TDIC) estão praticamente em todos os lugares, influenciando as relações interpessoais e o trabalho das pessoas. Nesse caminho, vários especialistas de educação e documentos da área recomendam incluir conhecimentos e habilidades referentes ao pensamento computacional e a cultura digital em todas as áreas do conhecimento, inclusive na matemática e na estatística. Dentro deste processo, analisar dados por meio de planilhas eletrônicas tornou-se uma necessidade latente para os estudantes, que vão lidar com esta situação durante várias etapas da formação profissional, sobretudo quando for necessária a apresentação de muitos dados por meio de gráficos simples e concisos. Existem várias ferramentas gratuitas disponíveis para este fim, uma das quais é o Microsoft Power BI. Sendo assim, este trabalho resume um relato de experiência que consistiu na análise de dados e construção de planilhas de apresentação neste programa, feitas em uma turma do 3º período do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Pernambuco, campus Afogados da Ingazeira, durante o primeiro semestre de 2023. Para isso, foi construído um plano de aula que contemplou a apresentação dos pilares da análise de dados, escolhendo os principais a serem apresentados, e o uso do programa de computador utilizado para construção das planilhas com todas as suas ferramentas disponíveis. O resultado foi considerado satisfatório, com um desenvolvimento bastante razoável por parte dos estudantes, embora tenham sido encontradas dificuldades devido ao curto tempo para ensinar o tema e às deficiências de aprendizagem de anos anteriores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID19152_TB5833_01102023202216.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLON OLIVEIRA MARTINS LEANDRO" "autor_nome_curto" => "MARLON" "autor_email" => "marlonleandro2000@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99072 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5833 "inscrito_id" => 19152 "titulo" => "ESTATÍSTICA E POWER BI PARA ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA ENGENHARIA CIVIL DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO" "resumo" => "A computação e as tecnologias de informação e comunicação (TDIC) estão praticamente em todos os lugares, influenciando as relações interpessoais e o trabalho das pessoas. Nesse caminho, vários especialistas de educação e documentos da área recomendam incluir conhecimentos e habilidades referentes ao pensamento computacional e a cultura digital em todas as áreas do conhecimento, inclusive na matemática e na estatística. Dentro deste processo, analisar dados por meio de planilhas eletrônicas tornou-se uma necessidade latente para os estudantes, que vão lidar com esta situação durante várias etapas da formação profissional, sobretudo quando for necessária a apresentação de muitos dados por meio de gráficos simples e concisos. Existem várias ferramentas gratuitas disponíveis para este fim, uma das quais é o Microsoft Power BI. Sendo assim, este trabalho resume um relato de experiência que consistiu na análise de dados e construção de planilhas de apresentação neste programa, feitas em uma turma do 3º período do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Pernambuco, campus Afogados da Ingazeira, durante o primeiro semestre de 2023. Para isso, foi construído um plano de aula que contemplou a apresentação dos pilares da análise de dados, escolhendo os principais a serem apresentados, e o uso do programa de computador utilizado para construção das planilhas com todas as suas ferramentas disponíveis. O resultado foi considerado satisfatório, com um desenvolvimento bastante razoável por parte dos estudantes, embora tenham sido encontradas dificuldades devido ao curto tempo para ensinar o tema e às deficiências de aprendizagem de anos anteriores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID19152_TB5833_01102023202216.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLON OLIVEIRA MARTINS LEANDRO" "autor_nome_curto" => "MARLON" "autor_email" => "marlonleandro2000@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }