O artigo trata da apresentação de um relato de vivência sobre um projeto que foi aplicado em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola da rede estadual da Paraíba, que buscou ampliar o conhecimento dos alunos sobre a energia elétrica, considerando a história da evolução do desenvolvimento da eletricidade e, ao mesmo tempo, refletindo sobre a sustentabilidade nas ações de crescimento da matriz energética brasileira. A ideia foi contextualizar o conteúdo da Física para facilitar a interlocução com os fenômenos do dia a dia, a partir da história da eletricidade, para favorecer as discussões em sala de aula. O objetivo foi trabalhar esse tema seguindo as linhas norteadoras das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, ao mesmo tempo, atendendo às competências específicas. O projeto foi organizado em três grandes momentos: mobilização, construção e discussão final. A mobilização teve como objetivo promover a discussão conceitual dos objetos de conhecimento abordados nas atividades, enquanto a construção consistiu em discutir os processos de geração de energia elétrica nas diferentes usinas e as condições para transporte e distribuição da energia elétrica no Brasil, investigando as condições da rede elétrica local. A discussão final visou encontrar formas para materializar as experiências vividas pelos estudantes por meio da elaboração de recursos digitais. O projeto colaborou com a correção do déficit de aprendizagem, trabalhando a Física de forma interdisciplinar com os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e História, com enfoque nas habilidades da BNCC, fomentando a aprendizagem integral dos estudantes a partir dos conhecimentos da eletricidade e reflexões sobre sustentabilidade. Verificamos que os alunos conseguiram refletir sobre o uso consciente da energia elétrica, os impactos da geração e transmissão da energia elétrica sobre o meio ambiente, e a importância da evolução histórica dos estudos e pesquisas da Eletricidade.