Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE VIVÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ELETRICIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96993
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3113
    "inscrito_id" => 13275
    "titulo" => "RELATO DE VIVÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ELETRICIDADE"
    "resumo" => "O artigo trata da apresentação de um relato de vivência sobre um projeto que foi aplicado em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola da rede estadual da Paraíba, que buscou ampliar o conhecimento dos alunos sobre a energia elétrica, considerando a história da evolução do desenvolvimento da eletricidade e, ao mesmo tempo, refletindo sobre a sustentabilidade nas ações de crescimento da matriz energética brasileira. A ideia foi contextualizar o conteúdo da Física para facilitar a interlocução com os fenômenos do dia a dia, a partir da história da eletricidade, para favorecer as discussões em sala de aula. O objetivo foi trabalhar esse tema seguindo as linhas norteadoras das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, ao mesmo tempo, atendendo às competências específicas. O projeto foi organizado em três grandes momentos: mobilização, construção e discussão final. A mobilização teve como objetivo promover a discussão conceitual dos objetos de conhecimento abordados nas atividades, enquanto a construção consistiu em discutir os processos de geração de energia elétrica nas diferentes usinas e as condições para transporte e distribuição da energia elétrica no Brasil, investigando as condições da rede elétrica local. A discussão final visou encontrar formas para materializar as experiências vividas pelos estudantes por meio da elaboração de recursos digitais. O projeto colaborou com a correção do déficit de aprendizagem, trabalhando a Física de forma interdisciplinar com os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e História, com enfoque nas habilidades da BNCC, fomentando a aprendizagem integral dos estudantes a partir dos conhecimentos da eletricidade e reflexões sobre sustentabilidade. Verificamos que os alunos conseguiram refletir sobre o uso consciente da energia elétrica, os impactos da geração e transmissão da energia elétrica sobre o meio ambiente, e a importância da evolução histórica dos estudos e pesquisas da Eletricidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13275_TB3113_15082023092300.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUMBERTO DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HUMBERTO"
    "autor_email" => "humberto.oliveira@profess"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96993
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3113
    "inscrito_id" => 13275
    "titulo" => "RELATO DE VIVÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ELETRICIDADE"
    "resumo" => "O artigo trata da apresentação de um relato de vivência sobre um projeto que foi aplicado em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola da rede estadual da Paraíba, que buscou ampliar o conhecimento dos alunos sobre a energia elétrica, considerando a história da evolução do desenvolvimento da eletricidade e, ao mesmo tempo, refletindo sobre a sustentabilidade nas ações de crescimento da matriz energética brasileira. A ideia foi contextualizar o conteúdo da Física para facilitar a interlocução com os fenômenos do dia a dia, a partir da história da eletricidade, para favorecer as discussões em sala de aula. O objetivo foi trabalhar esse tema seguindo as linhas norteadoras das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, ao mesmo tempo, atendendo às competências específicas. O projeto foi organizado em três grandes momentos: mobilização, construção e discussão final. A mobilização teve como objetivo promover a discussão conceitual dos objetos de conhecimento abordados nas atividades, enquanto a construção consistiu em discutir os processos de geração de energia elétrica nas diferentes usinas e as condições para transporte e distribuição da energia elétrica no Brasil, investigando as condições da rede elétrica local. A discussão final visou encontrar formas para materializar as experiências vividas pelos estudantes por meio da elaboração de recursos digitais. O projeto colaborou com a correção do déficit de aprendizagem, trabalhando a Física de forma interdisciplinar com os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e História, com enfoque nas habilidades da BNCC, fomentando a aprendizagem integral dos estudantes a partir dos conhecimentos da eletricidade e reflexões sobre sustentabilidade. Verificamos que os alunos conseguiram refletir sobre o uso consciente da energia elétrica, os impactos da geração e transmissão da energia elétrica sobre o meio ambiente, e a importância da evolução histórica dos estudos e pesquisas da Eletricidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13275_TB3113_15082023092300.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUMBERTO DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HUMBERTO"
    "autor_email" => "humberto.oliveira@profess"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O artigo trata da apresentação de um relato de vivência sobre um projeto que foi aplicado em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola da rede estadual da Paraíba, que buscou ampliar o conhecimento dos alunos sobre a energia elétrica, considerando a história da evolução do desenvolvimento da eletricidade e, ao mesmo tempo, refletindo sobre a sustentabilidade nas ações de crescimento da matriz energética brasileira. A ideia foi contextualizar o conteúdo da Física para facilitar a interlocução com os fenômenos do dia a dia, a partir da história da eletricidade, para favorecer as discussões em sala de aula. O objetivo foi trabalhar esse tema seguindo as linhas norteadoras das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, ao mesmo tempo, atendendo às competências específicas. O projeto foi organizado em três grandes momentos: mobilização, construção e discussão final. A mobilização teve como objetivo promover a discussão conceitual dos objetos de conhecimento abordados nas atividades, enquanto a construção consistiu em discutir os processos de geração de energia elétrica nas diferentes usinas e as condições para transporte e distribuição da energia elétrica no Brasil, investigando as condições da rede elétrica local. A discussão final visou encontrar formas para materializar as experiências vividas pelos estudantes por meio da elaboração de recursos digitais. O projeto colaborou com a correção do déficit de aprendizagem, trabalhando a Física de forma interdisciplinar com os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e História, com enfoque nas habilidades da BNCC, fomentando a aprendizagem integral dos estudantes a partir dos conhecimentos da eletricidade e reflexões sobre sustentabilidade. Verificamos que os alunos conseguiram refletir sobre o uso consciente da energia elétrica, os impactos da geração e transmissão da energia elétrica sobre o meio ambiente, e a importância da evolução histórica dos estudos e pesquisas da Eletricidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.