RELATO DE VIVÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ELETRICIDADE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96993 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3113 "inscrito_id" => 13275 "titulo" => "RELATO DE VIVÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ELETRICIDADE" "resumo" => "O artigo trata da apresentação de um relato de vivência sobre um projeto que foi aplicado em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola da rede estadual da Paraíba, que buscou ampliar o conhecimento dos alunos sobre a energia elétrica, considerando a história da evolução do desenvolvimento da eletricidade e, ao mesmo tempo, refletindo sobre a sustentabilidade nas ações de crescimento da matriz energética brasileira. A ideia foi contextualizar o conteúdo da Física para facilitar a interlocução com os fenômenos do dia a dia, a partir da história da eletricidade, para favorecer as discussões em sala de aula. O objetivo foi trabalhar esse tema seguindo as linhas norteadoras das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, ao mesmo tempo, atendendo às competências específicas. O projeto foi organizado em três grandes momentos: mobilização, construção e discussão final. A mobilização teve como objetivo promover a discussão conceitual dos objetos de conhecimento abordados nas atividades, enquanto a construção consistiu em discutir os processos de geração de energia elétrica nas diferentes usinas e as condições para transporte e distribuição da energia elétrica no Brasil, investigando as condições da rede elétrica local. A discussão final visou encontrar formas para materializar as experiências vividas pelos estudantes por meio da elaboração de recursos digitais. O projeto colaborou com a correção do déficit de aprendizagem, trabalhando a Física de forma interdisciplinar com os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e História, com enfoque nas habilidades da BNCC, fomentando a aprendizagem integral dos estudantes a partir dos conhecimentos da eletricidade e reflexões sobre sustentabilidade. Verificamos que os alunos conseguiram refletir sobre o uso consciente da energia elétrica, os impactos da geração e transmissão da energia elétrica sobre o meio ambiente, e a importância da evolução histórica dos estudos e pesquisas da Eletricidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13275_TB3113_15082023092300.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUMBERTO DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HUMBERTO" "autor_email" => "humberto.oliveira@profess" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96993 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3113 "inscrito_id" => 13275 "titulo" => "RELATO DE VIVÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ELETRICIDADE" "resumo" => "O artigo trata da apresentação de um relato de vivência sobre um projeto que foi aplicado em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola da rede estadual da Paraíba, que buscou ampliar o conhecimento dos alunos sobre a energia elétrica, considerando a história da evolução do desenvolvimento da eletricidade e, ao mesmo tempo, refletindo sobre a sustentabilidade nas ações de crescimento da matriz energética brasileira. A ideia foi contextualizar o conteúdo da Física para facilitar a interlocução com os fenômenos do dia a dia, a partir da história da eletricidade, para favorecer as discussões em sala de aula. O objetivo foi trabalhar esse tema seguindo as linhas norteadoras das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, ao mesmo tempo, atendendo às competências específicas. O projeto foi organizado em três grandes momentos: mobilização, construção e discussão final. A mobilização teve como objetivo promover a discussão conceitual dos objetos de conhecimento abordados nas atividades, enquanto a construção consistiu em discutir os processos de geração de energia elétrica nas diferentes usinas e as condições para transporte e distribuição da energia elétrica no Brasil, investigando as condições da rede elétrica local. A discussão final visou encontrar formas para materializar as experiências vividas pelos estudantes por meio da elaboração de recursos digitais. O projeto colaborou com a correção do déficit de aprendizagem, trabalhando a Física de forma interdisciplinar com os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e História, com enfoque nas habilidades da BNCC, fomentando a aprendizagem integral dos estudantes a partir dos conhecimentos da eletricidade e reflexões sobre sustentabilidade. Verificamos que os alunos conseguiram refletir sobre o uso consciente da energia elétrica, os impactos da geração e transmissão da energia elétrica sobre o meio ambiente, e a importância da evolução histórica dos estudos e pesquisas da Eletricidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13275_TB3113_15082023092300.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUMBERTO DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HUMBERTO" "autor_email" => "humberto.oliveira@profess" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }