O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da Educação Especial que visa dar apoio e complementar o processo de inclusão das crianças/estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE) matriculados na rede regular de ensino. Cabe ao professor de AEE, o espaço de interlocução entre todos os setores da escola a fim de elaborar e possibilitar estratégias que contribuam para o processo de escolarização destas crianças/estudantes. Embora tenhamos avanços em relação às políticas públicas para o campo da Educação Especial, dentro das escolas, a prática da inclusão tem sido um campo de lutas e de resistência para que as crianças/estudantes PAEE tenham seus direitos assegurados, principalmente, no que diz respeito ao seu desenvolvimento pleno e aprendizagem. Atualmente, há um crescente movimento em prol de um trabalho articulado entre o professor do AEE e o professor de sala regular, em benefício dos sujeitos PAEE. Este trabalho objetiva, através de um relato de experiência, demonstrar a importância da relação entre a escola e o AEE. A experiência aqui relatada, tem como diferencial o fato do AEE ser realizado numa instituição externa à escola. O desafio desta prática é realizar uma aproximação com as escolas, estabelecendo vínculos e fortalecendo a comunicação, para que a distância seja apenas no âmbito físico. Desse modo, uma das ações é articular as práticas pedagógicas entre os professores do AEE e os professores de sala regular, pensando em um trabalho colaborativo como um processo de inclusão no qual a aprendizagem é construída por todos da classe. Os resultados indicam que o ensino colaborativo, além de ser uma prática inclusiva, contribui para a aproximação dos professores da sala de aula e os do AEE.