O presente trabalho tem como principal objetivo destacar a relevância da Educação Ambiental-EA, no âmbito do Município de Nazaré da Mata-PE, para evidenciar a importância de práticas que visam a real propagação da sensibilização com o Meio Ambiente a partir da formação de professores(as). O levantamento dos dados e sua sistematização se deram a partir de metodologia quanti-qualitativa pautada na pesquisa ação, com um destaque também para o processo de revisão bibliográfica visando a composição do referencial teórico, como também a realização de práticas do plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, reforçando a necessidade das ações ambientais para a validação da Educação Ambiental. Como resultados, foram realizadas oficinas para destacar a necessidade do cuidado com o meio ambiente em praça pública, consolidando a notoriedade da propagação da EA em espaço não formal, revelando a necessidade de abordagens em diversas localidades. Também foram realizadas rodas de conversa com discentes do Ensino Básico e palestras com professores e estudantes do Ensino Superior. As ações realizadas pautaram-se na aplicação de questionários semiestruturados a docentes de instituição do Ensino Básico para analisar sua percepção sobre a importância de práticas educativas que envolvem a EA para consolidar a necessidade de práticas frequentes que estejam entrelaçadas com o Meio Ambiente. O trabalho permitiu concluir que a educação ambiental precisa ser crítica, de modo que o cidadão possa expor as questões ambientais que envolvem a sua relação com o meio e também participativa, quando oferece a oportunidade para que a população possa participar das oficinas, do plantio de mudas e das rodas de diálogo. Desta forma buscando consolidar a EA atrelada às práticas educativas em espaços formais e não formal.