O trabalho discute a literatura e a prática pedagógica, levando em consideração que a leitura é fundamental para o desenvolvimento integral do ser humano. Partiu do seguinte questionamento: que sentido os(as) professores(as) atribuem ao texto literário de modo que o mesmo contribua na formação de alunos(as) no período da alfabetização? Traçou-se como objetivo geral para esse escrito refletir acerca da literatura e da prática pedagógica no que diz respeito a formação leitora das crianças. Especificamente, pretendeu-se discutir sobre os sentidos atribuídos por docentes ao ensino da literatura; e investigar a prática pedagógica utilizada no trabalho com a leitura de literatura para a formação de alunos(as) leitores(as) em processo de alfabetização. O referencial teórico-metodológico subsidia na compreensão sobre a leitura de literatura e a alfabetização, e foi desenvolvido a partir da metodologia da Entrevista Compreensiva; contou com a participação de seis professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que atuavam no ciclo da alfabetização, na rede pública de ensino da cidade de Natal/RN. As falas das interlocutoras trouxeram indícios de que as docentes valorizam o ensino da leitura de literatura, reconhecendo-o como uma atividade em que favorece a aprendizagem das crianças, desenvolvendo os aspectos cognitivos, intelectuais, sociais e da experiência humana. No entanto, os conhecimentos teóricos e metodológicos para esse ensino ainda precisam ser aprimorados de modo que a mediação da leitura se torne, de fato, efetiva na sala de aula.