Com a pandemia surgiu a impossibilidade de manter o ensino presencial e surgiu a necessidade de uma nova alternativa temporariamente para a ministração das aulas. Neste contexto, ressurgiram diferentes problemáticas em torno da Educação. A internet foi o meio de interceder à oferta de ensino e minimizar os impactos na aprendizagem infligida pela COVID-19. Os espaços de aprendizagem tiveram de ser repensados, o currículo adaptado e as presenças físicas dos professores e alunos marcadas pelo meio digital. Uma das perguntas que surgiu nesse momento foi “Como os alunos e professores estavam se adaptando com o ensino remoto?”. Pois, com as aulas presenciais suspensas foi preciso pensar em novas estratégias pedagógicas através do uso de recursos tecnológicos. Assim, este artigo tem o objetivo de apresentar uma discussão de uma pesquisa realizada no período remoto com professores e alunos para identificar as principais dificuldades no ensino e aprendizagem da Matemática com as aulas síncronas e assíncronas. A metodologia utilizada retratou o cenário educacional através de um estudo de caso pela coleta de dados de formulários online com alunos e professores do Ensino Médio nas escolas da cidade de Baraúna e Mossoró no Rio Grande do Norte, no contexto da pandemia de COVID-19. O resultado da pesquisa mostrou que os professores entrevistados não estavam convencidos que os seus alunos estavam aprendendo efetivamente a disciplina de matemática nas aulas remotas, pois ocorreu um grande número de alunos que não participavam das aulas.