De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente é dever da família e sociedade garantir a educação da criança e do adolescente, tendo em vista que a educação é o caminho para a construção de sua individuação e preparo para a convivência em comunidade. O desenvolvimento da criança está diretamente ligado aos fenômenos históricos de sua vivência, logo, sua experiência diária dentro do contexto social irá colaborar para aquisição de novos aprendizados e, por conseguinte, com sua ontogênese. O objetivo geral desta pesquisa é debater sobre o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos a partir da participação da família no contexto escolar. Esse estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica com objetivo descritivo exploratório. Em suma, percebe-se que ao momento em que a família está para ensinar o senso comum, costumes e tradições da comunidade, a escola está para a educação formal, discussão e aplicação de teorias, conhecimentos que surgem a partir da ciência e formações/construções da personalidade. Cabe discutir ainda que o estreitamento de laços, por meio da interação mais próxima, com maior frequência, elencando as qualidades e potencialidades do aluno no diálogo entre professor e família pode fomentar a aproximação e confiança dos pais com o docente, se tornando assim uma situação mais naturalizada de encontro a temor de reclamações por má conduta de seus filhos. Espera-se que este trabalho possa trazer para toda comunidade escolar, reflexões acerca da importância de estreitar os laços entre escola e família, a fim de buscar o melhor método de desenvolver as atividades e efetivar o conhecimento.