O objetivo deste texto é abordar os jogos como recursos didáticos na mediação do processo de alfabetização. Para isso, adota-se como ponto de partida reflexões processadas decorrentes de uma experiência colaborativa que se encontra em tradução no contexto de uma escola pública da Rede de Ensino de João Pessoa. As ações dessa iniciativa alinham-se ao propósito de contribuir com o processo de alfabetização de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, além de atentar para a formação inicial de acadêmicos do curso de Pedagogia (presencial) do campus I, da UFPB. A trajetória metodológica ancorou-se na abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2006), cujo foco de análise aqui assumido envolveu observações dos momentos de mediações, além de considerar os registros das progressões de aprendizagens dos estudantes acompanhados. O processo de análise, foi conduzido a partir das contribuições de autores que enfatizam a importância dos jogos voltados à alfabetização (BRANDÃO, FERREIRA, ALBUQUERQUE, 2009; SILVA; MORAIS, 2022). Conclui-se que o emprego de jogos possibilitou, de modo lúdico e significativo, que os alfabetizandos avançassem quanto à compreensão da natureza e o funcionamento do sistema de escrita alfabética.