Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA COMO METODOLOGIA FACILITADORA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100745
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8188
    "inscrito_id" => 15023
    "titulo" => "AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA COMO METODOLOGIA FACILITADORA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O ensino de química é aplicado na maioria das escolas públicas aos alunos do ensino médio de modo descontextualizado fazendo com que haja desinteresse por parte dos mesmos. No entanto podemos verificar que as aulas práticas são capazes de mudar o pensamento dos estudantes causando curiosidade e interesse pela disciplina. Este trabalho tem como objetivo identificar a influência das aulas práticas de química na aprendizagem dos alunos, com o intuito de contextualizar os conceitos teóricos estudados em sala de aula através das aulas práticas, para que houvesse uma maior compreensão dos assuntos abordados. As aulas foram planejadas com a Professora que ministra aulas de Ciências, desenvolvidas nas turmas de 9° ano do Ensino fundamental para 50 alunos matriculados. As práticas eram executadas com aplicações de exercícios impressos e materiais de fácil acesso aos alunos, como por exemplo: limão, laranja, multiuso, água sanitária, sabão em pó, uva, vinagre, creme dental, óleo, bolas de isopor, álcool, suco em pó entre outros materiais que são de fundamentais para a compreensão do estudante. No decorrer das aulas os alunos despertaram um maior interesse pelo assunto a partir do momento em que foram realizados os primeiros experimentos, os alunos tiveram o interesse de participar, de fazer questionamentos e perguntas, mostraram que estavam curiosos em aprender mais sobre a Química, mostraram satisfação quando as aulas deixaram de ser apenas teórica e passaram a desfrutar um pouco mais dos experimentos que estavam voltados para o próprio cotidiano. Com isto conclui-se que os materiais pedagógicos usados durante as aulas tiveram resultados positivos e superaram as expectativas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15023_TB8188_20092023084603.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAGYLLA DANIELA DE JESUS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "NAGYLLA"
    "autor_email" => "nagyllajorrayna@hotmail.c"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100745
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8188
    "inscrito_id" => 15023
    "titulo" => "AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA COMO METODOLOGIA FACILITADORA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O ensino de química é aplicado na maioria das escolas públicas aos alunos do ensino médio de modo descontextualizado fazendo com que haja desinteresse por parte dos mesmos. No entanto podemos verificar que as aulas práticas são capazes de mudar o pensamento dos estudantes causando curiosidade e interesse pela disciplina. Este trabalho tem como objetivo identificar a influência das aulas práticas de química na aprendizagem dos alunos, com o intuito de contextualizar os conceitos teóricos estudados em sala de aula através das aulas práticas, para que houvesse uma maior compreensão dos assuntos abordados. As aulas foram planejadas com a Professora que ministra aulas de Ciências, desenvolvidas nas turmas de 9° ano do Ensino fundamental para 50 alunos matriculados. As práticas eram executadas com aplicações de exercícios impressos e materiais de fácil acesso aos alunos, como por exemplo: limão, laranja, multiuso, água sanitária, sabão em pó, uva, vinagre, creme dental, óleo, bolas de isopor, álcool, suco em pó entre outros materiais que são de fundamentais para a compreensão do estudante. No decorrer das aulas os alunos despertaram um maior interesse pelo assunto a partir do momento em que foram realizados os primeiros experimentos, os alunos tiveram o interesse de participar, de fazer questionamentos e perguntas, mostraram que estavam curiosos em aprender mais sobre a Química, mostraram satisfação quando as aulas deixaram de ser apenas teórica e passaram a desfrutar um pouco mais dos experimentos que estavam voltados para o próprio cotidiano. Com isto conclui-se que os materiais pedagógicos usados durante as aulas tiveram resultados positivos e superaram as expectativas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15023_TB8188_20092023084603.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAGYLLA DANIELA DE JESUS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "NAGYLLA"
    "autor_email" => "nagyllajorrayna@hotmail.c"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de química é aplicado na maioria das escolas públicas aos alunos do ensino médio de modo descontextualizado fazendo com que haja desinteresse por parte dos mesmos. No entanto podemos verificar que as aulas práticas são capazes de mudar o pensamento dos estudantes causando curiosidade e interesse pela disciplina. Este trabalho tem como objetivo identificar a influência das aulas práticas de química na aprendizagem dos alunos, com o intuito de contextualizar os conceitos teóricos estudados em sala de aula através das aulas práticas, para que houvesse uma maior compreensão dos assuntos abordados. As aulas foram planejadas com a Professora que ministra aulas de Ciências, desenvolvidas nas turmas de 9° ano do Ensino fundamental para 50 alunos matriculados. As práticas eram executadas com aplicações de exercícios impressos e materiais de fácil acesso aos alunos, como por exemplo: limão, laranja, multiuso, água sanitária, sabão em pó, uva, vinagre, creme dental, óleo, bolas de isopor, álcool, suco em pó entre outros materiais que são de fundamentais para a compreensão do estudante. No decorrer das aulas os alunos despertaram um maior interesse pelo assunto a partir do momento em que foram realizados os primeiros experimentos, os alunos tiveram o interesse de participar, de fazer questionamentos e perguntas, mostraram que estavam curiosos em aprender mais sobre a Química, mostraram satisfação quando as aulas deixaram de ser apenas teórica e passaram a desfrutar um pouco mais dos experimentos que estavam voltados para o próprio cotidiano. Com isto conclui-se que os materiais pedagógicos usados durante as aulas tiveram resultados positivos e superaram as expectativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.