VIEIRA, Natanael. O autismo frente ao contexto escolar. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/100821>. Acesso em: 23/12/2024 05:25
O presente trabalho tem como objetivo analisar o autismo frente ao contexto escolar. O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamentos repetitivos. A inclusão de crianças com autismo em ambiente escolar é um desafio para educadores e profissionais da saúde. Inicialmente, é apresentado um panorama geral do autismo, destacando suas características e possíveis causas. Em seguida, são abordadas as principais dificuldades enfrentadas por crianças com autismo no ambiente escolar, como a interação social limitada, dificuldades na comunicação e comportamentos repetitivos. É discutido posteriormente o papel do profissional da educação no acolhimento e inclusão de crianças com autismo na escola. São apresentadas estratégias e adaptações pedagógicas que podem ser implementadas para promover a inclusão dessas crianças, como o uso de recursos visuais, comunicação alternativa e trabalho em equipe com profissionais da saúde. Por fim, são apresentadas algumas considerações a respeito da importância da capacitação dos profissionais da educação para lidar com o autismo e da necessidade de políticas públicas que promovam a inclusão de crianças com autismo nas escolas regulares. Desse modo, este trabalho é bibliográfico, onde enveredou pelos pensamentos de Baron-Cohen (1993), Klin (2006), Bosa (2006) e outros. Diante do exposto, é possível concluir que a inclusão de crianças com autismo no contexto escolar requer estratégias pedagógicas adequadas, trabalho em equipe e parceria entre escola, família e profissionais da saúde. A busca pela inclusão e a valorização das potencialidades dessas crianças são fundamentais para proporcionar um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.