O AUTISMO FRENTE AO CONTEXTO ESCOLAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100821 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8321 "inscrito_id" => 3923 "titulo" => "O AUTISMO FRENTE AO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar o autismo frente ao contexto escolar. O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamentos repetitivos. A inclusão de crianças com autismo em ambiente escolar é um desafio para educadores e profissionais da saúde. Inicialmente, é apresentado um panorama geral do autismo, destacando suas características e possíveis causas. Em seguida, são abordadas as principais dificuldades enfrentadas por crianças com autismo no ambiente escolar, como a interação social limitada, dificuldades na comunicação e comportamentos repetitivos. É discutido posteriormente o papel do profissional da educação no acolhimento e inclusão de crianças com autismo na escola. São apresentadas estratégias e adaptações pedagógicas que podem ser implementadas para promover a inclusão dessas crianças, como o uso de recursos visuais, comunicação alternativa e trabalho em equipe com profissionais da saúde. Por fim, são apresentadas algumas considerações a respeito da importância da capacitação dos profissionais da educação para lidar com o autismo e da necessidade de políticas públicas que promovam a inclusão de crianças com autismo nas escolas regulares. Desse modo, este trabalho é bibliográfico, onde enveredou pelos pensamentos de Baron-Cohen (1993), Klin (2006), Bosa (2006) e outros. Diante do exposto, é possível concluir que a inclusão de crianças com autismo no contexto escolar requer estratégias pedagógicas adequadas, trabalho em equipe e parceria entre escola, família e profissionais da saúde. A busca pela inclusão e a valorização das potencialidades dessas crianças são fundamentais para proporcionar um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581de424e3e8_19122023151738.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => "2023-12-19 15:17:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATANAEL VIEIRA" "autor_nome_curto" => "NATANAEL" "autor_email" => "natanaelvieira357@gmail.c" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100821 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8321 "inscrito_id" => 3923 "titulo" => "O AUTISMO FRENTE AO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar o autismo frente ao contexto escolar. O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamentos repetitivos. A inclusão de crianças com autismo em ambiente escolar é um desafio para educadores e profissionais da saúde. Inicialmente, é apresentado um panorama geral do autismo, destacando suas características e possíveis causas. Em seguida, são abordadas as principais dificuldades enfrentadas por crianças com autismo no ambiente escolar, como a interação social limitada, dificuldades na comunicação e comportamentos repetitivos. É discutido posteriormente o papel do profissional da educação no acolhimento e inclusão de crianças com autismo na escola. São apresentadas estratégias e adaptações pedagógicas que podem ser implementadas para promover a inclusão dessas crianças, como o uso de recursos visuais, comunicação alternativa e trabalho em equipe com profissionais da saúde. Por fim, são apresentadas algumas considerações a respeito da importância da capacitação dos profissionais da educação para lidar com o autismo e da necessidade de políticas públicas que promovam a inclusão de crianças com autismo nas escolas regulares. Desse modo, este trabalho é bibliográfico, onde enveredou pelos pensamentos de Baron-Cohen (1993), Klin (2006), Bosa (2006) e outros. Diante do exposto, é possível concluir que a inclusão de crianças com autismo no contexto escolar requer estratégias pedagógicas adequadas, trabalho em equipe e parceria entre escola, família e profissionais da saúde. A busca pela inclusão e a valorização das potencialidades dessas crianças são fundamentais para proporcionar um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581de424e3e8_19122023151738.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => "2023-12-19 15:17:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATANAEL VIEIRA" "autor_nome_curto" => "NATANAEL" "autor_email" => "natanaelvieira357@gmail.c" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }