Esta pesquisa qualitativa tem como objetivo principal "analisar o processo de ensino e da aprendizagem no Pré-Enem Digit@L – 2023”, nas perspectivas dos 24 professores que trabalham no projeto na Diretoria Regional de Educação (DRE) Cáceres, o qual faz parte da Política Pública Educacional de Mato Grosso. Como objeto de estudo verificou os processos metodológicos pedagógicos aplicados para alcançar a aprendizagem dos estudantes, na concepção dos sujeitos/professores, que trabalham 15 horas semanais, e os métodos que utilizam para verificar se alcançarão os resultados pretendidos no ano de 2023. O projeto está sendo desenvolvido para 1200 estudantes dos 3ºs (terceiros) anos. Os conceitos de Palhares fundamentaram o trabalho. A pesquisa propôs uma investigação sobre: “Quais são os desafios e possibilidades no processo utilizado pelos professores do Pré-Enem Digit@L – 2023 para avaliar o processo de ensino ao estudante no que tange a aprendizagem e de que forma trabalham o processo para que os estudantes passem no vestibular? “. A pesquisa identificou os seguintes resultados: i) o processo de ensino e aprendizagem ocasionam possibilidades quando tem fins que acarretam oportunidades para alunos que não têm condições de pagar cursinho; ii) o ensino pode ocasionar equívocos quando não se reflete no restante do processo de aprendizagem do estudante. iii) o ensino pode ocasionar probabilidades de adentrar à universidade quando traz reflexões e proporcionam oportunidades para todos.