O Projeto Político-Pedagógico (PPP) constitui-se em um dos principais instrumentos do processo de gestão democrática na escola. O presente trabalho busca, por meio de estudos sobre a (RE)elaboração do PPP, compreender as dificuldades encontradas pelos gestores de escolas públicas no processo de (RE)elaboração na perspectiva de ação coletiva, fincada no diálogo entre os atores sociais envolvidos, bem como conhecer estes atores que tem feito parte deste momento, acreditando na escola como lugar de realização, concepção e avaliação de seu projeto educativo. Adotamos um referencial teórico que nos permite dialogar sobre Gestão Democrática, PPP, autonomia escolar e a cultura do planejamento participativo, assim como as contribuições significativas para o debate como: BALL (2001), FREIRE (1991), VEIGA (2002, 2020), SANTIAGO (2009) e LUCK (2008, 2012). Na pesquisa com abordagem qualitativa, foram aplicados questionários on line (google forms) com gestores de diversas redes públicas. Na análise dos questionários, foram observadas diversas dificuldades vivenciadas pelos gestores escolares no processo de construção participativa do PPP, bem como os principais atores envolvidos neste processo. Palavras-chave: Gestão Democrática, Projeto Político-Pedagógico, Construção Coletiva.