Este trabalho versa sobre experiências pedagógicas vivenciadas durante a execução do projeto científico intitulado "Educast", desenvolvido com alunos do curso de história da 2ª série do ensino médio na escola EEMTI Profª Eunice Maria de Sousa Freitas, localizada em Palestina do Cariri, Ceará. O projeto consistiu em trabalhar podcast como ferramenta pedagógica e teve como objetivo, potencializar competências e habilidades de alunos para construção de conhecimentos e consciência histórica. Tal projeto teve início em Maio de 2022, e encerrou em Setembro do mesmo ano com a segunda temporada de gravação. A metodologia foi desenvolvida com base em encontros semanais no contraturno das aulas de história, de modo que ocorreu em duas fases. Na primeira, aconteceram leituras, resumos escritos, discursão e articulação de ideias sobre os temas disponíveis no livro didático. Na segunda fase, foram realizadas gravações, edição de áudio e publicação de podcast em plataformas de streaming. Os resultados indicam que os alunos trabalharam habilidades no campo da pesquisa, produção de texto, comunicação, socialização, articulação de ideias e senso de organização, visto que esses foram passos necessários para desenvolver o produto final do projeto. O uso de tecnologia digital como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento histórico, paralelas às aulas expositivas, gerou interesse nos alunos para conhecer os temas presentes no livro didático. Essa experiência sinaliza que o podcast, por fazer parte do contexto geracional dos alunos, possibilitou a construção da aprendizagem significativa.