Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE PODCAST COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EEMTI PROFª EUNICE MARIA DE SOUSA FREITAS EM PALESTINA DO CARIRI CEARÁ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96943
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3045
    "inscrito_id" => 4895
    "titulo" => "ENSINO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE PODCAST COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EEMTI PROFª EUNICE MARIA DE SOUSA FREITAS EM PALESTINA DO CARIRI CEARÁ"
    "resumo" => "Este trabalho versa sobre experiências pedagógicas vivenciadas durante a execução do projeto científico intitulado "Educast", desenvolvido com alunos do curso de história da 2ª série do ensino médio na escola EEMTI Profª Eunice Maria de Sousa Freitas, localizada em Palestina do Cariri, Ceará. O projeto consistiu em trabalhar podcast como ferramenta pedagógica e teve como objetivo, potencializar competências e habilidades de alunos para construção de conhecimentos e consciência histórica. Tal projeto teve início em Maio de 2022, e encerrou em Setembro do mesmo ano com a segunda temporada de gravação. A metodologia foi desenvolvida com base em encontros semanais no contraturno das aulas de história, de modo que ocorreu em duas fases. Na primeira, aconteceram leituras, resumos escritos, discursão e articulação de ideias sobre os temas disponíveis no livro didático. Na segunda fase, foram realizadas gravações, edição de áudio e publicação de podcast em plataformas de streaming. Os resultados indicam que os alunos trabalharam habilidades no campo da pesquisa, produção de texto, comunicação, socialização, articulação de ideias e senso de organização, visto que esses foram passos necessários para desenvolver o produto final do projeto. O uso de tecnologia digital como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento histórico, paralelas às aulas expositivas, gerou interesse nos alunos para conhecer os temas presentes no livro didático. Essa experiência sinaliza que o podcast, por fazer parte do contexto geracional dos alunos, possibilitou a construção da aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4895_TB3045_04102023122902.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIVIA MARIA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "LIVIA SOUSA"
    "autor_email" => "sousa.livia13@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96943
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3045
    "inscrito_id" => 4895
    "titulo" => "ENSINO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE PODCAST COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EEMTI PROFª EUNICE MARIA DE SOUSA FREITAS EM PALESTINA DO CARIRI CEARÁ"
    "resumo" => "Este trabalho versa sobre experiências pedagógicas vivenciadas durante a execução do projeto científico intitulado "Educast", desenvolvido com alunos do curso de história da 2ª série do ensino médio na escola EEMTI Profª Eunice Maria de Sousa Freitas, localizada em Palestina do Cariri, Ceará. O projeto consistiu em trabalhar podcast como ferramenta pedagógica e teve como objetivo, potencializar competências e habilidades de alunos para construção de conhecimentos e consciência histórica. Tal projeto teve início em Maio de 2022, e encerrou em Setembro do mesmo ano com a segunda temporada de gravação. A metodologia foi desenvolvida com base em encontros semanais no contraturno das aulas de história, de modo que ocorreu em duas fases. Na primeira, aconteceram leituras, resumos escritos, discursão e articulação de ideias sobre os temas disponíveis no livro didático. Na segunda fase, foram realizadas gravações, edição de áudio e publicação de podcast em plataformas de streaming. Os resultados indicam que os alunos trabalharam habilidades no campo da pesquisa, produção de texto, comunicação, socialização, articulação de ideias e senso de organização, visto que esses foram passos necessários para desenvolver o produto final do projeto. O uso de tecnologia digital como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento histórico, paralelas às aulas expositivas, gerou interesse nos alunos para conhecer os temas presentes no livro didático. Essa experiência sinaliza que o podcast, por fazer parte do contexto geracional dos alunos, possibilitou a construção da aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4895_TB3045_04102023122902.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIVIA MARIA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "LIVIA SOUSA"
    "autor_email" => "sousa.livia13@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho versa sobre experiências pedagógicas vivenciadas durante a execução do projeto científico intitulado "Educast", desenvolvido com alunos do curso de história da 2ª série do ensino médio na escola EEMTI Profª Eunice Maria de Sousa Freitas, localizada em Palestina do Cariri, Ceará. O projeto consistiu em trabalhar podcast como ferramenta pedagógica e teve como objetivo, potencializar competências e habilidades de alunos para construção de conhecimentos e consciência histórica. Tal projeto teve início em Maio de 2022, e encerrou em Setembro do mesmo ano com a segunda temporada de gravação. A metodologia foi desenvolvida com base em encontros semanais no contraturno das aulas de história, de modo que ocorreu em duas fases. Na primeira, aconteceram leituras, resumos escritos, discursão e articulação de ideias sobre os temas disponíveis no livro didático. Na segunda fase, foram realizadas gravações, edição de áudio e publicação de podcast em plataformas de streaming. Os resultados indicam que os alunos trabalharam habilidades no campo da pesquisa, produção de texto, comunicação, socialização, articulação de ideias e senso de organização, visto que esses foram passos necessários para desenvolver o produto final do projeto. O uso de tecnologia digital como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento histórico, paralelas às aulas expositivas, gerou interesse nos alunos para conhecer os temas presentes no livro didático. Essa experiência sinaliza que o podcast, por fazer parte do contexto geracional dos alunos, possibilitou a construção da aprendizagem significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.