Este estudo abrange a implementação das lousas digitais como ferramenta educacional nas escolas municipais de Sumaré, São Paulo. Tendo como objetivo transformar a educação através da inovação tecnológica articulada à formação continuada dos professores da rede. A implementação meticulosa das lousas digitais resultou em uma educação interativa, alinhada à cultura digital e ao pensamento computacional. Observa-se resultados positivos em diversas dimensões educacionais, impulsionados pela interatividade e pelos recursos multimídia das lousas digitais, que enriqueceram o processo de aprendizagem. A personalização do ensino permite aos professores articular práticas pedagógicas às necessidades individuais dos alunos, considerando a diversidade presente nas salas de aula. A formação continuada mediada pelo Centro de Formação dos Educadores Municipais de Sumaré (CEFEMS), tem sido fundamental no sucesso da implementação das lousas. A colaboração entre a Secretaria de Educação, as unidades escolares e o CEFEMS integram as ações no uso desta ferramenta nas práticas educacionais. Em suma, este estudo destaca a importância do planejamento estratégico, dos investimentos em infraestrutura e da formação continuada dos professores para a implementação das lousas digitais. Essa valiosa ferramenta educacional atende às demandas do século XXI, com interatividade, personalização do ensino e desenvolvimento de habilidades digitais dos alunos. Este estudo serve como uma referência exemplar, encorajando instituições educacionais interessadas em implementar tecnologias como lousas digitais e a valorizar a colaboração entre diferentes atores educacionais.