Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LOUSAS DIGITAIS EM SUMARÉ, SÃO PAULO: TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO COM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97505
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3802
    "inscrito_id" => 17686
    "titulo" => "LOUSAS DIGITAIS EM SUMARÉ, SÃO PAULO: TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO COM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "resumo" => "Este estudo abrange a implementação das lousas digitais como ferramenta educacional nas escolas municipais de Sumaré, São Paulo. Tendo como objetivo transformar a educação através da inovação tecnológica articulada à formação continuada dos professores da rede. A implementação meticulosa das lousas digitais resultou em uma educação interativa, alinhada à cultura digital e ao pensamento computacional. Observa-se resultados positivos em diversas dimensões educacionais, impulsionados pela interatividade e pelos recursos multimídia das lousas digitais, que enriqueceram o processo de aprendizagem. A personalização do ensino permite aos professores articular práticas pedagógicas às necessidades individuais dos alunos, considerando a diversidade presente nas salas de aula. A formação continuada mediada pelo Centro de Formação dos Educadores Municipais de Sumaré (CEFEMS), tem sido fundamental no sucesso da implementação das lousas. A colaboração entre a Secretaria de Educação, as unidades escolares e o CEFEMS integram as ações no uso desta ferramenta nas práticas educacionais. Em suma, este estudo destaca a importância do planejamento estratégico, dos investimentos em infraestrutura e da formação continuada dos professores para a implementação das lousas digitais. Essa valiosa ferramenta educacional atende às demandas do século XXI, com interatividade, personalização do ensino e desenvolvimento de habilidades digitais dos alunos. Este estudo serve como uma referência exemplar, encorajando instituições educacionais interessadas em implementar tecnologias como lousas digitais e a valorizar a colaboração entre diferentes atores educacionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17686_TB3802_20112023233326.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SONIA MARIA DOS ANJOS"
    "autor_nome_curto" => "SONIA MARIA DOS"
    "autor_email" => "sonia_dosanjos@hotmail.co"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAS (UNAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97505
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3802
    "inscrito_id" => 17686
    "titulo" => "LOUSAS DIGITAIS EM SUMARÉ, SÃO PAULO: TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO COM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "resumo" => "Este estudo abrange a implementação das lousas digitais como ferramenta educacional nas escolas municipais de Sumaré, São Paulo. Tendo como objetivo transformar a educação através da inovação tecnológica articulada à formação continuada dos professores da rede. A implementação meticulosa das lousas digitais resultou em uma educação interativa, alinhada à cultura digital e ao pensamento computacional. Observa-se resultados positivos em diversas dimensões educacionais, impulsionados pela interatividade e pelos recursos multimídia das lousas digitais, que enriqueceram o processo de aprendizagem. A personalização do ensino permite aos professores articular práticas pedagógicas às necessidades individuais dos alunos, considerando a diversidade presente nas salas de aula. A formação continuada mediada pelo Centro de Formação dos Educadores Municipais de Sumaré (CEFEMS), tem sido fundamental no sucesso da implementação das lousas. A colaboração entre a Secretaria de Educação, as unidades escolares e o CEFEMS integram as ações no uso desta ferramenta nas práticas educacionais. Em suma, este estudo destaca a importância do planejamento estratégico, dos investimentos em infraestrutura e da formação continuada dos professores para a implementação das lousas digitais. Essa valiosa ferramenta educacional atende às demandas do século XXI, com interatividade, personalização do ensino e desenvolvimento de habilidades digitais dos alunos. Este estudo serve como uma referência exemplar, encorajando instituições educacionais interessadas em implementar tecnologias como lousas digitais e a valorizar a colaboração entre diferentes atores educacionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17686_TB3802_20112023233326.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SONIA MARIA DOS ANJOS"
    "autor_nome_curto" => "SONIA MARIA DOS"
    "autor_email" => "sonia_dosanjos@hotmail.co"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAS (UNAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este estudo abrange a implementação das lousas digitais como ferramenta educacional nas escolas municipais de Sumaré, São Paulo. Tendo como objetivo transformar a educação através da inovação tecnológica articulada à formação continuada dos professores da rede. A implementação meticulosa das lousas digitais resultou em uma educação interativa, alinhada à cultura digital e ao pensamento computacional. Observa-se resultados positivos em diversas dimensões educacionais, impulsionados pela interatividade e pelos recursos multimídia das lousas digitais, que enriqueceram o processo de aprendizagem. A personalização do ensino permite aos professores articular práticas pedagógicas às necessidades individuais dos alunos, considerando a diversidade presente nas salas de aula. A formação continuada mediada pelo Centro de Formação dos Educadores Municipais de Sumaré (CEFEMS), tem sido fundamental no sucesso da implementação das lousas. A colaboração entre a Secretaria de Educação, as unidades escolares e o CEFEMS integram as ações no uso desta ferramenta nas práticas educacionais. Em suma, este estudo destaca a importância do planejamento estratégico, dos investimentos em infraestrutura e da formação continuada dos professores para a implementação das lousas digitais. Essa valiosa ferramenta educacional atende às demandas do século XXI, com interatividade, personalização do ensino e desenvolvimento de habilidades digitais dos alunos. Este estudo serve como uma referência exemplar, encorajando instituições educacionais interessadas em implementar tecnologias como lousas digitais e a valorizar a colaboração entre diferentes atores educacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.