Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES DE ROBÓTICA: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95561
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1207
    "inscrito_id" => 26
    "titulo" => "ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES DE ROBÓTICA: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Mudanças significativas no contexto social têm sido provocadas pelo avanço das tecnologias, uma das áreas afetadas é a educação:\u{A0}por exemplo,\u{A0}a inserção da robótica no processo de ensino tem se mostrado cada vez mais eficiente como\u{A0}uma ferramenta capaz de auxiliar\u{A0}a aprendizagem dos estudantes, despertando a curiosidade, criatividade e\u{A0}promovendo a iniciativa pesquisadora nos discentes.\u{A0}Entretanto, além da necessidade de um material específico\u{A0}para essa\u{A0}prática, poucas escolas oferecem esse tipo de oportunidade aos alunos\u{A0}por\u{A0}se tratar de um componente que não\u{A0}está na BNCC.\u{A0}Esse artigo\u{A0}visa\u{A0}analisar a importância da oferta de projetos\u{A0}extra-curriculares, tomando como exemplo a robótica educacional, usada como ferramenta potencializadora no processo de ensino, no Instituto Federal de Pernambuco Campus Afogados da Ingazeira. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo quali-quantitativa, com levantamento de dados através da aplicação de questionário com alunos. O Instituto federal, campo de pesquisa, oferece educação em tempo semi-integral e atende estudantes do ensino integrado e superior, possui um laboratório maker onde são desenvolvidas as atividades ligadas à robótica e a iniciações tecno-científicas. \u{A0}Durante a experiência observou-se que a estrutura e os equipamentos de robótica do instituto são bons,\u{A0}impactando positivamente no processo. No entanto, esses recursos são limitados no quesito quantidade e não\u{A0}são\u{A0}suficientes para atender todo o campus. Por isso, os alunos precisam passar por um processo seletivo para fazer parte do grupo de robótica. Os resultados apontam para a importância de ampliar o acesso a atividades\u{A0}extra-curriculares\u{A0}para\u{A0}potencializar o\u{A0}aprendizado, considerando a participação, o interesse nas atividades desenvolvidas, além da produção dos estudantes durante o período de aulas,\u{A0}como benefícios apontados, destaca-se\u{A0}a notável melhora na criatividade e o desenvolvimento de pesquisas promovidas\u{A0}pela prática da robótica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID26_TB1207_10122023150808.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO HENRIQUE BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thbs2@discente.ifpe.edu.b"
    "autor_ies" => "IFPE - CAMPUS AFOGADOS DA INGAZEIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95561
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1207
    "inscrito_id" => 26
    "titulo" => "ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES DE ROBÓTICA: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Mudanças significativas no contexto social têm sido provocadas pelo avanço das tecnologias, uma das áreas afetadas é a educação:\u{A0}por exemplo,\u{A0}a inserção da robótica no processo de ensino tem se mostrado cada vez mais eficiente como\u{A0}uma ferramenta capaz de auxiliar\u{A0}a aprendizagem dos estudantes, despertando a curiosidade, criatividade e\u{A0}promovendo a iniciativa pesquisadora nos discentes.\u{A0}Entretanto, além da necessidade de um material específico\u{A0}para essa\u{A0}prática, poucas escolas oferecem esse tipo de oportunidade aos alunos\u{A0}por\u{A0}se tratar de um componente que não\u{A0}está na BNCC.\u{A0}Esse artigo\u{A0}visa\u{A0}analisar a importância da oferta de projetos\u{A0}extra-curriculares, tomando como exemplo a robótica educacional, usada como ferramenta potencializadora no processo de ensino, no Instituto Federal de Pernambuco Campus Afogados da Ingazeira. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo quali-quantitativa, com levantamento de dados através da aplicação de questionário com alunos. O Instituto federal, campo de pesquisa, oferece educação em tempo semi-integral e atende estudantes do ensino integrado e superior, possui um laboratório maker onde são desenvolvidas as atividades ligadas à robótica e a iniciações tecno-científicas. \u{A0}Durante a experiência observou-se que a estrutura e os equipamentos de robótica do instituto são bons,\u{A0}impactando positivamente no processo. No entanto, esses recursos são limitados no quesito quantidade e não\u{A0}são\u{A0}suficientes para atender todo o campus. Por isso, os alunos precisam passar por um processo seletivo para fazer parte do grupo de robótica. Os resultados apontam para a importância de ampliar o acesso a atividades\u{A0}extra-curriculares\u{A0}para\u{A0}potencializar o\u{A0}aprendizado, considerando a participação, o interesse nas atividades desenvolvidas, além da produção dos estudantes durante o período de aulas,\u{A0}como benefícios apontados, destaca-se\u{A0}a notável melhora na criatividade e o desenvolvimento de pesquisas promovidas\u{A0}pela prática da robótica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID26_TB1207_10122023150808.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO HENRIQUE BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thbs2@discente.ifpe.edu.b"
    "autor_ies" => "IFPE - CAMPUS AFOGADOS DA INGAZEIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Mudanças significativas no contexto social têm sido provocadas pelo avanço das tecnologias, uma das áreas afetadas é a educação: por exemplo, a inserção da robótica no processo de ensino tem se mostrado cada vez mais eficiente como uma ferramenta capaz de auxiliar a aprendizagem dos estudantes, despertando a curiosidade, criatividade e promovendo a iniciativa pesquisadora nos discentes. Entretanto, além da necessidade de um material específico para essa prática, poucas escolas oferecem esse tipo de oportunidade aos alunos por se tratar de um componente que não está na BNCC. Esse artigo visa analisar a importância da oferta de projetos extra-curriculares, tomando como exemplo a robótica educacional, usada como ferramenta potencializadora no processo de ensino, no Instituto Federal de Pernambuco Campus Afogados da Ingazeira. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo quali-quantitativa, com levantamento de dados através da aplicação de questionário com alunos. O Instituto federal, campo de pesquisa, oferece educação em tempo semi-integral e atende estudantes do ensino integrado e superior, possui um laboratório maker onde são desenvolvidas as atividades ligadas à robótica e a iniciações tecno-científicas.  Durante a experiência observou-se que a estrutura e os equipamentos de robótica do instituto são bons, impactando positivamente no processo. No entanto, esses recursos são limitados no quesito quantidade e não são suficientes para atender todo o campus. Por isso, os alunos precisam passar por um processo seletivo para fazer parte do grupo de robótica. Os resultados apontam para a importância de ampliar o acesso a atividades extra-curriculares para potencializar o aprendizado, considerando a participação, o interesse nas atividades desenvolvidas, além da produção dos estudantes durante o período de aulas, como benefícios apontados, destaca-se a notável melhora na criatividade e o desenvolvimento de pesquisas promovidas pela prática da robótica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.