Mudanças significativas no contexto social têm sido provocadas pelo avanço das tecnologias, uma das áreas afetadas é a educação: por exemplo, a inserção da robótica no processo de ensino tem se mostrado cada vez mais eficiente como uma ferramenta capaz de auxiliar a aprendizagem dos estudantes, despertando a curiosidade, criatividade e promovendo a iniciativa pesquisadora nos discentes. Entretanto, além da necessidade de um material específico para essa prática, poucas escolas oferecem esse tipo de oportunidade aos alunos por se tratar de um componente que não está na BNCC. Esse artigo visa analisar a importância da oferta de projetos extra-curriculares, tomando como exemplo a robótica educacional, usada como ferramenta potencializadora no processo de ensino, no Instituto Federal de Pernambuco Campus Afogados da Ingazeira. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo quali-quantitativa, com levantamento de dados através da aplicação de questionário com alunos. O Instituto federal, campo de pesquisa, oferece educação em tempo semi-integral e atende estudantes do ensino integrado e superior, possui um laboratório maker onde são desenvolvidas as atividades ligadas à robótica e a iniciações tecno-científicas. Durante a experiência observou-se que a estrutura e os equipamentos de robótica do instituto são bons, impactando positivamente no processo. No entanto, esses recursos são limitados no quesito quantidade e não são suficientes para atender todo o campus. Por isso, os alunos precisam passar por um processo seletivo para fazer parte do grupo de robótica. Os resultados apontam para a importância de ampliar o acesso a atividades extra-curriculares para potencializar o aprendizado, considerando a participação, o interesse nas atividades desenvolvidas, além da produção dos estudantes durante o período de aulas, como benefícios apontados, destaca-se a notável melhora na criatividade e o desenvolvimento de pesquisas promovidas pela prática da robótica.