O ensino de Ciências no Brasil ainda enfrenta muitos desafios, uma vez que, ainda é muito presente o conteudismo, e o viés sócio científico em muitas situações é deixado de lado, pois os professores encontram dificuldades em dinamizar as aulas de modo que os alunos sejam de fato protagonistas. Propostas de ensino vão surgindo no intuito de modificar essa prática, dentre estas, ressalta-se o enfoque CTS, que visa a promoção de uma educação científica e tecnológica, de modo que os alunos tenham não só conhecimento, mas também habilidades que os auxiliem na tomada de decisão. Portanto, o presente trabalho trata-se de uma proposta elaborada a partir de uma sequência didática para abordar o tema dengue no ensino de ciências, no 9º ano do ensino fundamental. Dividida em quatro momentos, que correspondem a quatro aulas, com aproximadamente 50 min. Os momentos são distribuídos da seguinte forma: I- levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos por meio de aplicação de um quiz e discussão em roda de conversa; II – aula expositiva e dialogada com exibição de um vídeo que aborda as fases do ciclo de vida do mosquito Ae. Aegypti, ressaltando como os hábitos da população favorecem o desenvolvimento da espécie e a importância da sua contribuição no combate ao mosquito; III- utilizando o laboratório de informática, com o intuito de consolidar a aprendizagem, os alunos irão jogar o jogo online “Contra a dengue 3: no mundo digital”; IV- propõe-se uma atividade que irá relacionar os conhecimentos do jogo com a prevenção à doença; Assim sendo, alinhar o conhecimento científico e tecnológico e suas implicações na sociedade, é de fundamental importância na formação dos alunos, sendo estes, a figura central nas discussões, cabe ao professor auxiliá-los na construção de um pensamento crítico acerca da temática que está intimamente relacionada ao cotidiano.