Nas últimas décadas, as políticas educacionais voltadas para a educação infantil se intensificaram, legitimando-a como primeira etapa da educação básica. Os documentos elaborados voltados para a educação infantil passaram a assegurar o educar e o cuidar como objetivo principal, desmistificando o caráter assistencialista adquirido no decorrer dos séculos em que se construiu a educação de crianças pequenas. Nos propusemos a investigar como os processos de formação continuada interferem no processo de construção da identidade profissional dos educadores infantis. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa se deu em analisar a contribuição da formação continuada no processo de construção da identidade profissional dos educadores infantis em Fortaleza. A presente pesquisa é de cunho qualitativo, priorizando a reflexão de dados coletados a fim de buscar entendimento sobre o assunto abordado neste trabalho. Os resultados obtidos revelaram que a formação continuada, segundo os professores, contribui à medida que proporciona a reflexão teórica e a troca de experiências com os demais colegas. Além disso, destacaram a importância de uma proposta formativa que problematize as práticas cotidianas e que sejam mais contextualizadas. Portanto, acreditamos que a identidade docente dos professores que atuam na educação infantil é algo que vem se constituindo à medida que, as reflexões se propõem e as concepções acerca do trabalho com crianças vai se desmistificando quanto ao passado.