O presente trabalho tem por objetivo apresentar um recorte da pesquisa em andamento vinculada ao Programa de pós Graduação em Educação Especial da UFRN acerca das barreiras vivenciadas pelos estudantes com deficiência visual no Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual da cidade de Natal, estado do Rio Grande do Norte-RN. As barreiras encontradas pelos discentes com deficiência visual com cegueira e baixa visão no âmbito escolar, na última etapa da educação básica, são várias, em destaque temos as barreiras arquitetônicas, comunicacionais e atitudinais. O estudo faz uma análise das principais barreiras sinalizadas pelos discentes, tendo como objetivo descrever as dificuldades que encontram para seu acesso e permanência com êxito nas diversas atividades curriculares. Foi realizada uma revisão de literatura no portal de periódicos da CAPES para construção do aporte teórico e estudo das leis que embasam o direito da pessoa com deficiência no tocante a acessibilidade no contexto educacional. A pesquisa tem natureza exploratória, qualitativa e descritiva. Os resultados parciais apontam que os estudantes chegam ao Ensino Médio com grandes dificuldades na acessibilidade e no uso dos serviços oferecidos tanto na escola como no conhecimento acerca dos seus direitos nos processos avaliativos extra escolar, o que proporciona desistência em seguir a próxima etapa de ensino, o Ensino Superior.