O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância da literatura na sala de aula e apresentar uma sugestão de sequência expandida com literatura em aulas de língua inglesa em escolas públicas. Para isto, foi elaborado e executado, durante os meses de maio, junho e julho de 2022, em 8 turmas do 3º ano do Ensino Médio, de duas escolas públicas do Rio Grande do Norte, um modelo de projeto com o conto “The Story of The Good Little Boy” (1875), de Mark Twain, seguindo a proposta da Sequência Expandida de Rildo Cosson (2006). Pretende-se, assim, apresentar uma proposta de atividades para outros professores de línguas que também anseiam trabalhar literatura em suas aulas e buscam alternativas possíveis para isso. Neste trabalho, é feita uma reflexão acerca da importância da literatura na sala de aula, bem como do papel do professor no fomento à formação de jovens leitores críticos, além de descrever as atividades propostas no modelo de projeto. Reflete-se, também, sobre os resultados observados durante e após sua realização. Por fim, esta investigação foi desenvolvida no intuito de reforçar a importância de se trabalhar com literatura nas aulas de línguas, reconhecendo o papel fundamental da literatura na vida do estudante.