Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95231
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 774
    "inscrito_id" => 11131
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO"
    "resumo" => "Como parte integrante de nossa pesquisa de conclusão de curso, que visa reunir reflexões sobre o uso de tecnologias a favor do ensino de língua estrangeira, este trabalho objetiva analisar como a linguística aplicada, a partir de seu arcabouço teórico-metodológico, pode contribuir no cenário de aprendizagem de língua estrangeira na atualidade. Especificamente, buscamos compreender como as contribuições desenvolvidas na área em relevo devem repercutir nas dinâmicas de intervenção didático-pedagógicas no cotidiano escolar, focando para os desafios encontrados por professores e alunos no processo de aprendizagem da Língua Inglesa; destacar, também, nesse processo elucidativo, os aspectos culturais e sociais inerentes ao ambiente em que a língua falada/língua apre(e)ndida estão inseridas e, diante destas nuances, propor reflexões nas práxis da sala de aula, visando buscar novas abordagens para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia que oferecemos, nesta pesquisa, está nos parâmetros da Revisão de literatura ou Estada da Arte, nos termos de Romanowski (1999) e Costa e Cunha (2019). Esta investigação se fundamenta a partir do propósito epistemológico da Linguística Aplicada no Brasil, destacando suas áreas e cenários, nos termos de Celani (1992; 2001), Moita Lopes (2013), Gil (2002), além de considerar as determinações oficiais para o ensino de língua Estrangeira (BRASIL, 2018). Consideramos que, em virtude da natureza interdisciplinar do vasto campo do conhecimento da Linguística Aplicada no cenário Brasileiro, o conhecimento das interfaces desse campo da linguística viabiliza uma reflexão situada sobre a possibilidade de se recorrer a métodos que dão espaço às ações que levem em conta as multiculturalidades dos sujeitos e, ainda, como as pressões e mudanças culturais os preparam para os novos desafios que surgem com o mundo globalizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11131_TB774_04102023230301.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS ANTONIO TORRES CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS TORRES"
    "autor_email" => "lucas.torres@aluno.uepb.e"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95231
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 774
    "inscrito_id" => 11131
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO"
    "resumo" => "Como parte integrante de nossa pesquisa de conclusão de curso, que visa reunir reflexões sobre o uso de tecnologias a favor do ensino de língua estrangeira, este trabalho objetiva analisar como a linguística aplicada, a partir de seu arcabouço teórico-metodológico, pode contribuir no cenário de aprendizagem de língua estrangeira na atualidade. Especificamente, buscamos compreender como as contribuições desenvolvidas na área em relevo devem repercutir nas dinâmicas de intervenção didático-pedagógicas no cotidiano escolar, focando para os desafios encontrados por professores e alunos no processo de aprendizagem da Língua Inglesa; destacar, também, nesse processo elucidativo, os aspectos culturais e sociais inerentes ao ambiente em que a língua falada/língua apre(e)ndida estão inseridas e, diante destas nuances, propor reflexões nas práxis da sala de aula, visando buscar novas abordagens para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia que oferecemos, nesta pesquisa, está nos parâmetros da Revisão de literatura ou Estada da Arte, nos termos de Romanowski (1999) e Costa e Cunha (2019). Esta investigação se fundamenta a partir do propósito epistemológico da Linguística Aplicada no Brasil, destacando suas áreas e cenários, nos termos de Celani (1992; 2001), Moita Lopes (2013), Gil (2002), além de considerar as determinações oficiais para o ensino de língua Estrangeira (BRASIL, 2018). Consideramos que, em virtude da natureza interdisciplinar do vasto campo do conhecimento da Linguística Aplicada no cenário Brasileiro, o conhecimento das interfaces desse campo da linguística viabiliza uma reflexão situada sobre a possibilidade de se recorrer a métodos que dão espaço às ações que levem em conta as multiculturalidades dos sujeitos e, ainda, como as pressões e mudanças culturais os preparam para os novos desafios que surgem com o mundo globalizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11131_TB774_04102023230301.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS ANTONIO TORRES CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS TORRES"
    "autor_email" => "lucas.torres@aluno.uepb.e"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Como parte integrante de nossa pesquisa de conclusão de curso, que visa reunir reflexões sobre o uso de tecnologias a favor do ensino de língua estrangeira, este trabalho objetiva analisar como a linguística aplicada, a partir de seu arcabouço teórico-metodológico, pode contribuir no cenário de aprendizagem de língua estrangeira na atualidade. Especificamente, buscamos compreender como as contribuições desenvolvidas na área em relevo devem repercutir nas dinâmicas de intervenção didático-pedagógicas no cotidiano escolar, focando para os desafios encontrados por professores e alunos no processo de aprendizagem da Língua Inglesa; destacar, também, nesse processo elucidativo, os aspectos culturais e sociais inerentes ao ambiente em que a língua falada/língua apre(e)ndida estão inseridas e, diante destas nuances, propor reflexões nas práxis da sala de aula, visando buscar novas abordagens para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia que oferecemos, nesta pesquisa, está nos parâmetros da Revisão de literatura ou Estada da Arte, nos termos de Romanowski (1999) e Costa e Cunha (2019). Esta investigação se fundamenta a partir do propósito epistemológico da Linguística Aplicada no Brasil, destacando suas áreas e cenários, nos termos de Celani (1992; 2001), Moita Lopes (2013), Gil (2002), além de considerar as determinações oficiais para o ensino de língua Estrangeira (BRASIL, 2018). Consideramos que, em virtude da natureza interdisciplinar do vasto campo do conhecimento da Linguística Aplicada no cenário Brasileiro, o conhecimento das interfaces desse campo da linguística viabiliza uma reflexão situada sobre a possibilidade de se recorrer a métodos que dão espaço às ações que levem em conta as multiculturalidades dos sujeitos e, ainda, como as pressões e mudanças culturais os preparam para os novos desafios que surgem com o mundo globalizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.