O objetivo desta pesquisa é analisar o fascismo em possíveis práticas escolares em escolas do município de Humaitá-AM. O fascismo não é uma ideologia monolítica, mas antes uma colagem de diversas ideias políticas e filosóficas, um alveário de contradições. Nesse sentido, o fascismo como ideologia está presente em nossa sociedade, porém pode estar camuflada em ações cotidianas dos indivíduos e nos mais diversificados ambientes que estamos inseridos, dentre eles o espaço educacional. O autoritarismo pedagógico nos espaços formativos da educação pode influenciar no desenvolvimento integral da criança. Essa realidade é demonstrada nas práticas docentes, onde o professor ao invés de incentivar valores democráticos e plurais pode impor aspectos que caracterizam o fascismo como: autoritarismo, ordem, passado mítico, negacionismo da ciência etc. Parece ser notório que junto dessas ações autoritárias no ambiente escolar, as consequências tendem a ser negativas quando se trata do aprendizado. Para verificar os métodos e a didática dos docentes será aplicado um questionário com perguntas qualitativas para os professores e por meio das respostas analisarmos se apresentam possíveis aspectos fascistas. Dessa forma, os resultados alcançados poderão contribuir na luta antifascista nas escolas na medida que possa contribuir com a emancipação dos nossos estudantes como democratas.