O presente trabalho visa apresentar o relato de experiência do projeto de extensão Memoriando Histórias de professores e professoras do Colégio Pedro II, a fim indicar as potencialidades de articulação entre ensino, pesquisa e extensão na área de História da Educação. A proposta do projeto tem uma estreita relação com a pesquisa, estando vinculado ao projeto de pesquisa: O magistério, uma profissão feminina? Identidades e percursos das primeiras professoras do Colégio Pedro II, que conta atualmente com a colaboração de pesquisadores de diversas instituições do Rio de Janeiro, além de uma bolsista de extensão, dois bolsistas de iniciação científica e duas bolsistas de iniciação científica júnior, alunas do Colégio Pedro II. A proposta inicial foi desenvolver encontros mensais, no corrente ano, no anfiteatro do campus centro desta instituição federal de ensino, que hoje abarca 14 unidades no estado do Rio de Janeiro, nos quais tem sido desenvolvidas rodas de debate com o objetivo de levantar questões e reflexões sobre a história dos professores e professoras do Colégio Pedro II, o papel social das mulheres atreladas a esta instituição de ensino e suas contribuições para a produção do conhecimento científico, de modo a promover a articulação entre universidade e educação básica. Destes encontros presenciais participam estudantes, professores e pesquisadores interessados pela temática, que relaciona gênero, ensino e identidade docente. A articulação com a pesquisa se deu por meio da divulgação dos verbetes produzidos a partir dos estudos realizados nos grupos de estudo e de pesquisa documental sobre os professores e professoras do Colégio Pedro II, que podem ser acessados pela rede social Instagram, pelo endereço: @memoriandohistorias. O trabalho de pesquisa documental permitiu ainda que os bolsistas de graduação e ensino médio se familiarizassem com fontes documentais do acervo do NUDOM/CPII, da Hemeroteca Nacional da Biblioteca Nacional, bem como do Arquivo Nacional.