Este resumo sintetiza um estudo exploratório realizado com estudantes da área da engenharia de uma IES pública da Bahia e que teve como objetivo identificar e compreender quais são os desafios que os estudantes universitários enfrentam ao superar a vergonha e a timidez ao falar em público e quais os impactos que o medo de falar em público causa em suas vidas acadêmicas. O referencial teórico-metodológico abrange uma revisão de literatura e um estudo de caso que combina elementos de pesquisa aplicada e uma abordagem qualiquantitativa. Os resultados encontrados retratam o nível de medo e dificuldade que alunos das engenharias dessa IES enfrentam ao ter que falar em público, bem como, os problemas advindos dessas barreiras psicológicas, comumente encontradas por estudantes, e apresenta estratégias eficazes para vencê-las. Os resultados indicam que a dificuldade de se expressar em público ocorre devido a fatores como falta de confiança, medo de julgamento e autocrítica excessiva. Uma revisão bibliográfica sustenta que a comunicação eficaz é fundamental para o sucesso no ambiente acadêmico e no mercado de trabalho, destacando a importância do treinamento e desenvolvimento dessas habilidades desde a adolescência. A pesquisa aplicada envolveu a aplicação de questionário e entrevistas e cursos, demonstrando que estratégias de exposição gradual e feedback construtivo podem contribuir significativamente para a superação desses desafios.