Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OLHARES MÚLTIPLOS PARA A ARQUITETURA: RELATO DE ESTÁGIO DOCÊNCIA COM CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA E DO DESIGN DE INTERIORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96715
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2741
    "inscrito_id" => 13745
    "titulo" => "OLHARES MÚLTIPLOS PARA A ARQUITETURA: RELATO DE ESTÁGIO DOCÊNCIA COM CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA E DO DESIGN DE INTERIORES"
    "resumo" => "O Estágio Docência é uma prática importante e necessária na formação de futuros docentes, e parte integrante da Pós-Graduação stricto sensu. Este artigo objetiva apresentar uma experiência de Estágio Docência realizada na disciplina de Projeto de Edificações I do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo/UFPB, que possibilitou a inserção da Psicopedagogia e do Design de Interiores, formações da estagiária. A disciplina teve como temática de projeto uma Biblioteca Infanto-Juvenil, oportunizando uma abordagem teórico-prática, com visita técnica à Biblioteca Central/UFPB, visita in loco no terreno escolhido para seu desenvolvimento - em frente ao EEBAS/UFPB, Vivência de Acessibilidade no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, palestras interdisciplinares com convidados, e orientações docentes nas 03 etapas pré-definidas no plano de ensino, dentre outras atividades. A estagiária participou ativamente das 02 primeiras etapas: palestrando sobre o universo infantil, sob a ótica do Desenvolvimento Humano, das principais Teorias de Aprendizagem, da importância da ludicidade e dos ambientes de aprendizagem com enfoque nos ambientes de leitura; coordenando a Vivência prática de acessibilidade; e auxiliando na concepção dos projetos com enfoque no layout. Constituiu-se de um estudo descritivo, com relato de experiência, observação sistemática e participação direta, assim como revisão da literatura como aporte para melhor compreensão acerca da temática. Como resultados, houve uma troca rica de conhecimentos entre docentes, estagiária docente e discentes, a partir da viabilidade da abordagem multidisciplinar; bem como os discentes puderam desenvolver a temática proposta e aplicar na prática todo o conhecimento adquirido, concebendo projetos que consideraram seus usuários. A experiência didática evidenciou a importância do Estágio Docência na formação profissional e pessoal, abrindo leque para ricas trocas multidisciplinares entre as áreas afins contempladas, tornando esta etapa ainda mais enriquecedora e profissionais com o olhar para além da sua área de conhecimento, superando paradigmas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13745_TB2741_11112023202053.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELEN KARINE GOMES DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "HELEN DANTAS"
    "autor_email" => "helendantas.interiores@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96715
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2741
    "inscrito_id" => 13745
    "titulo" => "OLHARES MÚLTIPLOS PARA A ARQUITETURA: RELATO DE ESTÁGIO DOCÊNCIA COM CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA E DO DESIGN DE INTERIORES"
    "resumo" => "O Estágio Docência é uma prática importante e necessária na formação de futuros docentes, e parte integrante da Pós-Graduação stricto sensu. Este artigo objetiva apresentar uma experiência de Estágio Docência realizada na disciplina de Projeto de Edificações I do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo/UFPB, que possibilitou a inserção da Psicopedagogia e do Design de Interiores, formações da estagiária. A disciplina teve como temática de projeto uma Biblioteca Infanto-Juvenil, oportunizando uma abordagem teórico-prática, com visita técnica à Biblioteca Central/UFPB, visita in loco no terreno escolhido para seu desenvolvimento - em frente ao EEBAS/UFPB, Vivência de Acessibilidade no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, palestras interdisciplinares com convidados, e orientações docentes nas 03 etapas pré-definidas no plano de ensino, dentre outras atividades. A estagiária participou ativamente das 02 primeiras etapas: palestrando sobre o universo infantil, sob a ótica do Desenvolvimento Humano, das principais Teorias de Aprendizagem, da importância da ludicidade e dos ambientes de aprendizagem com enfoque nos ambientes de leitura; coordenando a Vivência prática de acessibilidade; e auxiliando na concepção dos projetos com enfoque no layout. Constituiu-se de um estudo descritivo, com relato de experiência, observação sistemática e participação direta, assim como revisão da literatura como aporte para melhor compreensão acerca da temática. Como resultados, houve uma troca rica de conhecimentos entre docentes, estagiária docente e discentes, a partir da viabilidade da abordagem multidisciplinar; bem como os discentes puderam desenvolver a temática proposta e aplicar na prática todo o conhecimento adquirido, concebendo projetos que consideraram seus usuários. A experiência didática evidenciou a importância do Estágio Docência na formação profissional e pessoal, abrindo leque para ricas trocas multidisciplinares entre as áreas afins contempladas, tornando esta etapa ainda mais enriquecedora e profissionais com o olhar para além da sua área de conhecimento, superando paradigmas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13745_TB2741_11112023202053.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELEN KARINE GOMES DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "HELEN DANTAS"
    "autor_email" => "helendantas.interiores@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Estágio Docência é uma prática importante e necessária na formação de futuros docentes, e parte integrante da Pós-Graduação stricto sensu. Este artigo objetiva apresentar uma experiência de Estágio Docência realizada na disciplina de Projeto de Edificações I do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo/UFPB, que possibilitou a inserção da Psicopedagogia e do Design de Interiores, formações da estagiária. A disciplina teve como temática de projeto uma Biblioteca Infanto-Juvenil, oportunizando uma abordagem teórico-prática, com visita técnica à Biblioteca Central/UFPB, visita in loco no terreno escolhido para seu desenvolvimento - em frente ao EEBAS/UFPB, Vivência de Acessibilidade no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, palestras interdisciplinares com convidados, e orientações docentes nas 03 etapas pré-definidas no plano de ensino, dentre outras atividades. A estagiária participou ativamente das 02 primeiras etapas: palestrando sobre o universo infantil, sob a ótica do Desenvolvimento Humano, das principais Teorias de Aprendizagem, da importância da ludicidade e dos ambientes de aprendizagem com enfoque nos ambientes de leitura; coordenando a Vivência prática de acessibilidade; e auxiliando na concepção dos projetos com enfoque no layout. Constituiu-se de um estudo descritivo, com relato de experiência, observação sistemática e participação direta, assim como revisão da literatura como aporte para melhor compreensão acerca da temática. Como resultados, houve uma troca rica de conhecimentos entre docentes, estagiária docente e discentes, a partir da viabilidade da abordagem multidisciplinar; bem como os discentes puderam desenvolver a temática proposta e aplicar na prática todo o conhecimento adquirido, concebendo projetos que consideraram seus usuários. A experiência didática evidenciou a importância do Estágio Docência na formação profissional e pessoal, abrindo leque para ricas trocas multidisciplinares entre as áreas afins contempladas, tornando esta etapa ainda mais enriquecedora e profissionais com o olhar para além da sua área de conhecimento, superando paradigmas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.