OLHARES MÚLTIPLOS PARA A ARQUITETURA: RELATO DE ESTÁGIO DOCÊNCIA COM CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA E DO DESIGN DE INTERIORES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96715 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2741 "inscrito_id" => 13745 "titulo" => "OLHARES MÚLTIPLOS PARA A ARQUITETURA: RELATO DE ESTÁGIO DOCÊNCIA COM CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA E DO DESIGN DE INTERIORES" "resumo" => "O Estágio Docência é uma prática importante e necessária na formação de futuros docentes, e parte integrante da Pós-Graduação stricto sensu. Este artigo objetiva apresentar uma experiência de Estágio Docência realizada na disciplina de Projeto de Edificações I do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo/UFPB, que possibilitou a inserção da Psicopedagogia e do Design de Interiores, formações da estagiária. A disciplina teve como temática de projeto uma Biblioteca Infanto-Juvenil, oportunizando uma abordagem teórico-prática, com visita técnica à Biblioteca Central/UFPB, visita in loco no terreno escolhido para seu desenvolvimento - em frente ao EEBAS/UFPB, Vivência de Acessibilidade no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, palestras interdisciplinares com convidados, e orientações docentes nas 03 etapas pré-definidas no plano de ensino, dentre outras atividades. A estagiária participou ativamente das 02 primeiras etapas: palestrando sobre o universo infantil, sob a ótica do Desenvolvimento Humano, das principais Teorias de Aprendizagem, da importância da ludicidade e dos ambientes de aprendizagem com enfoque nos ambientes de leitura; coordenando a Vivência prática de acessibilidade; e auxiliando na concepção dos projetos com enfoque no layout. Constituiu-se de um estudo descritivo, com relato de experiência, observação sistemática e participação direta, assim como revisão da literatura como aporte para melhor compreensão acerca da temática. Como resultados, houve uma troca rica de conhecimentos entre docentes, estagiária docente e discentes, a partir da viabilidade da abordagem multidisciplinar; bem como os discentes puderam desenvolver a temática proposta e aplicar na prática todo o conhecimento adquirido, concebendo projetos que consideraram seus usuários. A experiência didática evidenciou a importância do Estágio Docência na formação profissional e pessoal, abrindo leque para ricas trocas multidisciplinares entre as áreas afins contempladas, tornando esta etapa ainda mais enriquecedora e profissionais com o olhar para além da sua área de conhecimento, superando paradigmas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13745_TB2741_11112023202053.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELEN KARINE GOMES DANTAS" "autor_nome_curto" => "HELEN DANTAS" "autor_email" => "helendantas.interiores@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96715 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2741 "inscrito_id" => 13745 "titulo" => "OLHARES MÚLTIPLOS PARA A ARQUITETURA: RELATO DE ESTÁGIO DOCÊNCIA COM CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA E DO DESIGN DE INTERIORES" "resumo" => "O Estágio Docência é uma prática importante e necessária na formação de futuros docentes, e parte integrante da Pós-Graduação stricto sensu. Este artigo objetiva apresentar uma experiência de Estágio Docência realizada na disciplina de Projeto de Edificações I do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo/UFPB, que possibilitou a inserção da Psicopedagogia e do Design de Interiores, formações da estagiária. A disciplina teve como temática de projeto uma Biblioteca Infanto-Juvenil, oportunizando uma abordagem teórico-prática, com visita técnica à Biblioteca Central/UFPB, visita in loco no terreno escolhido para seu desenvolvimento - em frente ao EEBAS/UFPB, Vivência de Acessibilidade no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, palestras interdisciplinares com convidados, e orientações docentes nas 03 etapas pré-definidas no plano de ensino, dentre outras atividades. A estagiária participou ativamente das 02 primeiras etapas: palestrando sobre o universo infantil, sob a ótica do Desenvolvimento Humano, das principais Teorias de Aprendizagem, da importância da ludicidade e dos ambientes de aprendizagem com enfoque nos ambientes de leitura; coordenando a Vivência prática de acessibilidade; e auxiliando na concepção dos projetos com enfoque no layout. Constituiu-se de um estudo descritivo, com relato de experiência, observação sistemática e participação direta, assim como revisão da literatura como aporte para melhor compreensão acerca da temática. Como resultados, houve uma troca rica de conhecimentos entre docentes, estagiária docente e discentes, a partir da viabilidade da abordagem multidisciplinar; bem como os discentes puderam desenvolver a temática proposta e aplicar na prática todo o conhecimento adquirido, concebendo projetos que consideraram seus usuários. A experiência didática evidenciou a importância do Estágio Docência na formação profissional e pessoal, abrindo leque para ricas trocas multidisciplinares entre as áreas afins contempladas, tornando esta etapa ainda mais enriquecedora e profissionais com o olhar para além da sua área de conhecimento, superando paradigmas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13745_TB2741_11112023202053.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELEN KARINE GOMES DANTAS" "autor_nome_curto" => "HELEN DANTAS" "autor_email" => "helendantas.interiores@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }