Este artigo é uma análise de como a temática sobre a região Nordeste aparece em livros didáticos do 7º ano, essa análise é pertinente do ponto de vista da educação que ainda tem o livro didático como ferramenta fundamental. A escolha de um livro didático no âmbito escolar é de suma importância, tendo em vista que escolha do livro didático é um processo crucial para a educação de qualidade nas escolas, pois o material selecionado influenciará diretamente o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Um aspecto crítico a ser considerado na escolha dos livros didáticos é a diversidade e inclusão, garantindo que os materiais selecionados reflitam a diversidade cultural, étnica, social e de gênero dos estudantes. É dentro desse viés que buscou-se analisar nos livros didáticos escolhidos como a temática acerca do Nordeste tem sido destrinchada e se a mesma está em consonância com a realidade. Assim, obtivemos como resultado que os livros analisados abordam o a temática do Nordeste seriedade, respeitando a hereditariedade, além disso foi possível notar através do conteúdo, o Nordeste tal como ele de fato é, com seus pontos positivos e negativos, mas com suas belezas naturais extraordinárias. Portanto, após a análise do livro foi possível obter o resultado de que deste este livro está intimamente relacionado aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), e todos os requisitos são levados em consideração, bem como a linguagem objetiva, recursos visuais suficientes e atividades que estimulam a curiosidade dos alunos.