Os Temas Químicos Sociais desempenham um importante papel no ensino de química para a formação do cidadão permitindo uma abordagem contextualizada dos conteúdos químicos tornando esses interessantes e significativos além de contribuírem para a formação de cidadão crítico e participativo socialmente. Esta abordagem trata os conteúdos de química como temas reais e próximo dos discentes. É de importância plena o reconhecimento de alimentos carboidratos comestíveis que estão presentes no dia a dia das pessoas, não seria diferente com o açúcar. Investigou-se o conhecimento médio de alguns alunos sobre o alimento em geral e qual o panorama geral deles sobre isto. Considera-se importante o conhecimento sobre o açúcar que está amplamente presente na vida cotidiana das pessoas, elas precisam de uma base cientifica sobre o alimento. O objetivo principal do trabalho é a verificação dos conhecimentos dos alunos sobre o açúcar, sua matéria-prima, propriedades, tipos, composição química e riscos à saúde. A metodologia utilizada foi quantitativa com coleta de dados através de um questionário com dez perguntas para alunos da ECI Orlando Venâncio, da turma da 3ª série. Verificou-se que há um certo desconforto e falta de conhecimento básico dos alunos ao responder sobre o tema e sua composição ou até mesmo características, o que se torna um fator preocupante principalmente porque estes discentes estão na última série da educação básica. A falta de noção básica ou conhecimento mesmo que superficial de alguns adolescentes, pode levar ao consumo inadequado do carboidrato e a danos à saúde futuramente. Os resultados apontam também para a necessidade de criação de um projeto interdisciplinar com visitas de campo, entrevistas e produção de açúcar no laboratório da escola com a intenção de abordar os conteúdos de ensino de forma mais significativa e participação ativa dos discentes.