A formação continuada docente, iniciada nos cursos de Licenciatura e expandida na trajetória profissional, é um espaço-tempo de compartilhamento de experiências e saberes imprescindíveis à transformação educacional. Neste contexto, políticas públicas recentes criaram carga-horária específica para atividades formativas frequentemente articuladas às Universidades e incentivaram o ingresso em cursos de pós-graduação. Integrações Universidades-Diretorias de ensino reverberam na formação colaborativa de discentes universitários e docentes da rede estadual. A Escola de Formação de Professores de Ciências Extas e Naturais, criada em 2016 e oferecida anualmente, resulta da parceria entre o DQ da FFCLRP-USP/SP e a DE de Ribeirão Preto/SP com a finalidade de atualizar conteúdos, compartilhar práticas pedagógicas e capacitar a elaboração de recursos didáticos. Destarte, o objetivo do trabalho foi investigar de que maneira o espaço-tempo da Escola pode contribuir para a transformação da práxis de mestrandos e de docentes da rede estadual. Como pressuposto teórico-metodológico, seguiu-se a abordagem histórico-cultural, considerando a construção dialética de teoria e método, e os procedimentos da pesquisa intervenção-investigação. Para tal, analisou-se: planejamento e desenvolvimento da VI edição por intermédio dos materiais didáticos elaborados; entrevistas e; respostas aos formulários. As intencionalidades pedagógicas para a Escola (conteúdo e forma) resultaram da apropriação conceitual, pela equipe formativa, de conhecimentos da abordagem histórico-cultural e das Neurociências acerca dos processos neuropsicológicos da aprendizagem e do desenvolvimento humano. A proposta visou a valorização e o reconhecimento docente, privilegiando a formação inclusiva da comunidade escolar e enfatizando metodologias de ensino, BNCC, TDICs, interdisciplinaridade, inclusão, Educação Ambiental e saúde física e mental dos educadores. Os resultados indicaram a compreensão e apropriação, por parte dos educadores, das práticas educacionais abordadas pela equipe. Por fim, a Escola constitui uma iniciativa profícua para a melhoria do ensino público enquanto espaço de trocas de experiências no chão da escola e no ambiente da pesquisa educacional.