Os anúncios publicitários são formas de comunicação de massa que possuem um grande potencial social e econômico capaz de atingir os mais diversos públicos e camadas da sociedade, sobretudo a capitalista. Sendo assim, o objetivo central deste trabalho é analisar um anúncio publicitário em vídeo, da marca Guaraná do grupo Ambev, lançado nas redes sociais e na TV em comemoração aos 100 anos do produto, a partir dos elementos que estruturam os gêneros conforme a tríade bakhtiniana (conteúdo temático, estilístico e composicional). Além disso, busca-se entender como os fatores textuais de intencionalidade e aceitabilidade podem ser identificados no anúncio a partir de sua decomposição. Desse modo, este trabalho pauta-se principalmente nas concepções de gênero do discurso de Bakhtin (2006) e Marcuschi (2008), nos preceitos conceituais da Linguística Textual de Koch (2015) e nas contribuições de Costa Val (2000) e Antunes (2009) sobre os fatores de textualidade. A partir da análise conduzida nesta pesquisa, assentada no aparato metodológico de natureza qualitativa, observou-se a estreita relação entre o gênero discursivo anúncio publicitário e dos fatores composicionais, especialmente o de intencionalidade, sobretudo os elementos do plano composicional do anúncio analisado são fundamentais na atuação em função do tema e do objetivo do texto, trazendo traços de forma intencional, que remetem à cultura de diferentes regiões do país com o intuito de alcançar o maior público possível e atingir o seu propósito comunicativo, o qual foi atingido substancialmente, já que cumpriu a função de convencimento do público-alvo para a compra do produto, fazendo uso de diversas ferramentas discursivas, dentre elas o uso de uma linguagem simples, criatividade, textos persuasivos para atrair o leitor, figuras e vícios de linguagem populares.