O presente artigo aborda a importância das avaliações externas e suas contribuições para o professor que ensina Matemática em âmbito municipal e estadual, considerando o Município de Caruaru, situado no Estado de Pernambuco. As referidas avaliações têm como objetivo, de forma geral, verificar o desempenho do ensino nas escolas públicas, com o objetivo de monitorar políticas públicas na educação. A revisão de literatura desta pesquisa considerou os estudos de Rosistolato e Pires do Prado (2014); Bauer, Alavarse e Oliveira (2015) e Santos et al (2015), cujas investigações destacam-se na padronização do ensino e no sistema avaliativo externo. Além disso, por se tratar de uma temática ampla, especificou-se para este estudo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e seus respectivos descritores. A metodologia aplicada foi qualitativa através de um questionário composto por sete perguntas, o qual foi aplicado pessoalmente a uma amostra de professores de Matemática da rede municipal e estadual de ensino, ambas escolas localizadas no município de Caruaru-PE. Por meio de uma análise detalhada das respostas e opiniões dos docentes entrevistados, através de questionamentos acerca do ensino de matemática, resultados do IDEB, contribuições e cobranças da gestão escolar, obtivemos um feedback dos entrevistados a respeito desta avaliação, e espera-se que estes resultados contribuam para a reformulação do sistema educacional e de políticas públicas.