A discussão sobre educação inclusiva tornou-se o centro dos debates sociais nas últimas décadas, e dentro desse debate mais amplo está a questão do ingresso de pessoas com deficiência no Ensino Superior. Portanto, no decorrer deste trabalho pretende-se analisar a questão em relação à discussão sobre inclusão e tentativas de democratizar as instituições de ensino. Com base no sistema educacional brasileiro, pretendemos fazer uma análise geral do contexto em que se configura o tema, da elaboração de normativas e políticas públicas, bem como também de ações a nível institucional, com o objetivo de construir reflexões relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior. Para tanto, adotamos como perspectiva teórico-metodológica os estudos de autores como Cabral (2017), Mazzotta, M., & Sousa, S. (2000), Palacios (2008) e Da Silva (1998), além da leitura e sistematização de textos e normativas produzidos tanto em esfera nacional como internacional. Entendemos, portanto, que apenas facilitar o acesso às instituições não produz a verdadeira democratização. É necessário, portanto, que haja mecanismos e estratégias que garantam a permanência dessas pessoas nesse nível de formação, considerando suas diferentes trajetórias sociais. A necessidade atual da educação é possibilitar uma educação de qualidade que rompa com os velhos paradigmas da educação padronizada e com as barreiras construídas socialmente.