PEREIRA, Guilherme Twan De Sousa et al.. Quando o ser mãe e o ser aluna se cruzam na eja. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96802>. Acesso em: 07/11/2024 23:44
Propondo-se a problemática de qual a relação entre maternidade e a evasão escolar de alunas-mães na EJA, o tema dessa pesquisa é o que a literatura existente tem a dizer sobre como a maternidade poderia influenciar nos estudos das alunas-mães da EJA. Seus objetivos são de natureza exploratória. O objetivo geral é analisar a relação entre maternidade e evasão escolar entre alunas-mães da EJA. Os objetivos específicos são conhecer as causas mais comuns de evasão na EJA e discutir a relação entre maternidade e evasão escolar através de uma pesquisa bibliográfica. O trabalho é uma pesquisa bibliográfica realizada no Google Acadêmico e SCIELO. A evasão na EJA é influenciada pela condição social, cultural e emocional das discentes, mas também por motivos advindos da própria instituição, relacionados à estrutura precária e metodologias não condizentes com o púbico. O grupo de alunas-mães enfrenta, além dessas dificuldades, uma gama de desafios que dizem respeito a carga maior de trabalho referente aos cuidados com os filhos e a pressão da família para abandonar seus estudos a fim de cuidar apenas da família. Conclui-se que alunas-mães lidam com obstáculos específicos derivados da construção histórica e social de seu gênero que podem contribuir para sua evasão na EJA.