A pesquisa teve como objetivo analisar as condições de atendimento escolar oferecidas à população do campo da Região Metropolitana do Recife que ofertam classes multisseriadas a partir de uma metodologia qualitativa, além da realização de uma revisão bibliográfica, utilizou-se da aplicação de questionários estruturados para coleta de dados, onde as respostas ficaram sob responsabilidade das Secretarias de Educação de cada município. Diante dos objetivos específicos, buscou-se (i) fazer um levantamento quantitativo das turmas multisseriadas em nove municípios da Região Metropolitana, buscando compreender suas condições de atendimento escolar na dimensão estrutural, política e pedagógica; (ii) compreender a relação entre o fechamento das escolas do campo e a presença de multisseriadas; (iii) identificar estratégias pedagógicas de acompanhamento da profissionalização docente através da equipe de gestão pedagógica e de política educacional realizada pela Secretaria de Educação de Pernambuco. Como resultado do levantamento bibliográfico encontramos 46 (quarenta e seis) trabalhos entre os anos de 2015 a 2020 que citavam em seu conteúdo as classes multisseriadas e seus diversos aspectos, desde condições de infraestrutura até relações de ensino e aprendizagem entre alunos e professores. Dentre as obras listadas, 21 (vinte e uma) mencionaram a multisseriação em Pernambuco, porém somente 3 (três) tinham como local de pesquisa a RMR. As respostas ao questionário foram obtidas através da solicitação à ouvidoria do estado, no item informações. Constatou-se que as classes estudadas sofrem com um duplo descaso, tanto por parte da gestão pública, que dificultou o processo de elaboração de um panorama completo acerca dessa realidade, quanto por parte do universo acadêmico, que se mostra bastante restrito na discussão desse fenômeno.