Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DE SUJEITOS PROTANISTAS DENTRO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE A CENÁRIO ATUAL DO USO DE METOLODOLOGIAS ATIVAS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A aplicação de práticas pedagógicas dentro de programas de iniciação científica no ensino superior é de caráter extremamente significativo para a formação de agentes capazes de evidenciar, analisar e buscar soluções para problemas no meio em que estão inseridos, dessa forma. Assim esse estudo teve como objetivo realizar uma pesquisa sobre o cenário atual do uso de metodologias ativas dentro dos programas de iniciação cientifica no ensino superior do Brasil. Pois, as metodologias ativas empregadas deste o início desses programas favorece a intensificação do processo de aprendizagem, garantindo o desenvolvimento intelectual e social dos alunos. Por isso, essa pesquisa foi realizada pela própria autora após a constatação da necessidade de um estudo bibliográfico referente ao tema, pois as metodologias ativas estão cada vez mais ganhando espaço no cenário educacional como um todo, assim, esse estudo teve como objetivo realizar uma pesquisa sobre o cenário atual do uso de metodologias ativas dentro dos programas de iniciação cientifica no ensino superior do Brasil. Para tal fim realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir das bases de dados eletrônicos : Scielo, Google Acadêmico e Portal de Periódicos da Capes, onde selecionou-se artigos da língua portuguesa escritos a partir de estudos primários, datados entre os anos 2018 a 2022, a escolha desses anos se deu devido o propósito de obter dados atuais, assim foram utilizados os descritores: “Iniciação cientifica”, “Metodologias ativas” e “Ensino Superior”. Os resultados obtidos demostram os pouquíssimos dados disponibilizados sobre o assunto nas bases de dados eletrônicos, evidenciando a necessidade de uma avaliação de pesquisadores da área da educação por essa temática, mas mesmo nesse contexto, os dados encontrados apontam que as metodologias ativas contribuem para um posicionamento mais confiante e inerente do cidadão no nível superior dentro dos programas de iniciação científica e consequentemente fora desses programas também.

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