Este trabalho tem o intuito de explorar as vivências sociais de gênero dos alunos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Reitor Edvaldo do Ó, no município de Campina Grande, Paraíba. Dessa forma, observamos como se desenvolve o processo de disciplinarização que ocorre dentro do sistema de ensino, que não apenas se restringe aos componentes curriculares, mas nas práticas e vivências dos alunos, ou seja, segundo papéis sociais desempenhados por esses. É importante ressaltar a maneira que esses indivíduos são ensinados, inconscientemente, através do espaço escolar, seja na convivência com o outro ou até mesmo nas regras que possuem dentro da instituição, que corrobora para formar tais indivíduos, socialmente. Os métodos utilizados foram análise bibliográfica e a pesquisa participante sobre a perspectiva de gênero, observados durante as aulas de Sociologia, proporcionados pelo programa de Residência Pedagógica em Sociologia. Através desse contato direto com as escolas campos, pudemos experienciar algumas vivências que nos trazem constatações sobre como a questão de gênero está intrínseca aos debates sociológicos. Como os/as alunos/as vivenciam a noções de gênero? Como são percebidas as diferenças biológicas e sociais do corpo nesse processo de “disciplinarização” instituído socialmente?