O presente estudo traz uma análise preliminar da tese de doutorado5 de um dos autores dessa pesquisa, e objetiva analisar os impactos iniciais da Pandemia da Covid-19 sobre o desempenho de Instituições de Ensino Superior (IES) atinentes aos cursos de pós-graduação (stricto sensu) no âmbito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa apoiada na revisão bibliográfica e na análise documental, dialogando com dados colhidos nos Anuários Estatísticos da UFC, compreendendo o período de 2018 e 2019 (período pré-pandêmico) e 2020 e 2021 (período pandêmico). A pesquisa apontou que esses cursos foram impactados negativamente pela pandemia, com o Mestrado apresentando uma redução de 6% no número de alunos matriculados; e redução de 3% nos alunos concludentes, resultando na diminuição de 3% na oferta de vagas. Ademais, também houve redução de 12% no número de bolsas concedidas. Concernente ao Doutorado, o número de alunos matriculados sofreu um incremento de 3%; redução de 23% nos alunos concludentes; incremento de 4% na oferta de vagas e redução de 6% no número de bolsas concedidas. Tangente às produções intelectuais ocorridas durante este período de análise, observa-se que houve um incremento de 4% na publicação de artigos em periódicos; redução de 7% na produção de livros e/ou capítulos de livros; e redução de 57% em trabalhos apresentados em congressos científicos. Concluiu-se que a Pandemia da Covid-19 comprometeu significativamente os índices de desempenho dessa universidade.