Este presente artigo é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso da estudante Laiara Lima de Carvalho, orientado pelo autor Walber Christiano Lima da Costa e tem por objetivo apresentar práticas de ensino que podem auxiliar na escolarização de estudantes com TEA na rede de educação básica. O TEA é uma temática que tem sido muito discutida nos meios científicos, dada sua grande ocorrência nas escolas quanto também devido a novas pesquisas no campo da área médica. Apresentamos neste estudo ainda a importância do professor que busca conhecer as especificidades do estudante com autismo, para que através do conhecimento que ele tem do mesmo possa buscar as melhores formas de promover a inclusão dele com ao demais colegas em sala de aula. Para esse recorte teórico, apresentamos discussões de Barberini (2016); Nunes, Azevedo e Schmidt (2013) e Martins (2007), entre outros referenciais teóricos. Em nossa abordagem qualitativa, verificamos que esses autores aqui citados trouxeram uma relevante contribuição para esse assunto e foram de importância considerável para a produção deste presente artigo. Através do estudo desses materiais expostos foi possível perceber o quanto o Brasil ainda carece de uma evolução no que se refere a educação de crianças com TEA, de uma formação de professores que seja significativa para que possa contribuir com o desenvolvimento desses estudantes e não somente uma formação mas também todo o recurso que se torna imprescindível no processo de escolarização do estudante.