Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94671
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 29
    "inscrito_id" => 4283
    "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)"
    "resumo" => "Este presente artigo é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso da estudante Laiara Lima de Carvalho, orientado pelo autor Walber Christiano Lima da Costa e tem por objetivo apresentar práticas de ensino que podem auxiliar na escolarização de estudantes com TEA na rede de educação básica. O TEA é uma temática que tem sido muito discutida nos meios científicos, dada sua grande ocorrência nas escolas quanto também devido a novas pesquisas no campo da área médica. Apresentamos neste estudo ainda a importância do professor que busca conhecer as especificidades do estudante com autismo, para que através do conhecimento que ele tem do mesmo possa buscar as melhores formas de promover a inclusão dele com ao demais colegas em sala de aula. Para esse recorte teórico, apresentamos discussões de Barberini (2016); Nunes, Azevedo e Schmidt (2013) e Martins (2007), entre outros referenciais teóricos. Em nossa abordagem qualitativa, verificamos que esses autores aqui citados trouxeram uma relevante contribuição para esse assunto e foram de importância considerável para a produção deste presente artigo. Através do estudo desses materiais expostos foi possível perceber o quanto o Brasil ainda carece de uma evolução no que se refere a educação de crianças com TEA, de uma formação de professores que seja significativa para que possa contribuir com o desenvolvimento desses estudantes e não somente uma formação mas também todo o recurso que se torna imprescindível no processo de escolarização do estudante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4283_TB29_06052023111759.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIARA LIMA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LAIARA LIMA"
    "autor_email" => "laiara.l@unifesspa.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94671
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 29
    "inscrito_id" => 4283
    "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)"
    "resumo" => "Este presente artigo é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso da estudante Laiara Lima de Carvalho, orientado pelo autor Walber Christiano Lima da Costa e tem por objetivo apresentar práticas de ensino que podem auxiliar na escolarização de estudantes com TEA na rede de educação básica. O TEA é uma temática que tem sido muito discutida nos meios científicos, dada sua grande ocorrência nas escolas quanto também devido a novas pesquisas no campo da área médica. Apresentamos neste estudo ainda a importância do professor que busca conhecer as especificidades do estudante com autismo, para que através do conhecimento que ele tem do mesmo possa buscar as melhores formas de promover a inclusão dele com ao demais colegas em sala de aula. Para esse recorte teórico, apresentamos discussões de Barberini (2016); Nunes, Azevedo e Schmidt (2013) e Martins (2007), entre outros referenciais teóricos. Em nossa abordagem qualitativa, verificamos que esses autores aqui citados trouxeram uma relevante contribuição para esse assunto e foram de importância considerável para a produção deste presente artigo. Através do estudo desses materiais expostos foi possível perceber o quanto o Brasil ainda carece de uma evolução no que se refere a educação de crianças com TEA, de uma formação de professores que seja significativa para que possa contribuir com o desenvolvimento desses estudantes e não somente uma formação mas também todo o recurso que se torna imprescindível no processo de escolarização do estudante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4283_TB29_06052023111759.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIARA LIMA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LAIARA LIMA"
    "autor_email" => "laiara.l@unifesspa.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este presente artigo é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso da estudante Laiara Lima de Carvalho, orientado pelo autor Walber Christiano Lima da Costa e tem por objetivo apresentar práticas de ensino que podem auxiliar na escolarização de estudantes com TEA na rede de educação básica. O TEA é uma temática que tem sido muito discutida nos meios científicos, dada sua grande ocorrência nas escolas quanto também devido a novas pesquisas no campo da área médica. Apresentamos neste estudo ainda a importância do professor que busca conhecer as especificidades do estudante com autismo, para que através do conhecimento que ele tem do mesmo possa buscar as melhores formas de promover a inclusão dele com ao demais colegas em sala de aula. Para esse recorte teórico, apresentamos discussões de Barberini (2016); Nunes, Azevedo e Schmidt (2013) e Martins (2007), entre outros referenciais teóricos. Em nossa abordagem qualitativa, verificamos que esses autores aqui citados trouxeram uma relevante contribuição para esse assunto e foram de importância considerável para a produção deste presente artigo. Através do estudo desses materiais expostos foi possível perceber o quanto o Brasil ainda carece de uma evolução no que se refere a educação de crianças com TEA, de uma formação de professores que seja significativa para que possa contribuir com o desenvolvimento desses estudantes e não somente uma formação mas também todo o recurso que se torna imprescindível no processo de escolarização do estudante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.