As normas e leis que regulamentam produção e descarte de resíduos sólidos em municípios não fazem parte do senso comum e essa inacessibilidade se torna um obstáculo na conscientização ambiental. As escolas, por seu caráter formador, são espaços em que a educação ambiental provoca uma conscientização coletiva abrangendo grande parte da comunidade escolar. As palestras são uma ferramenta de intervenção, que constroem o conhecimento efetivo sem a necessidade de aumento de demandas, destinação de recursos e transformação dos currículos escolares. Assim, o objetivo deste trabalho é conscientizar sobre à destinação de resíduos sólidos no município de Camaragibe por palestras educativas. A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa com avaliação da aprendizagem por questionário do tipo pré e pós teste, construídos tomando como base a ABNT NBR 10004 e a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Foi observado que questionários online apresentaram uma evasão nas respostas pós teste em estudantes do Ensino médio, indicando que questionários impressos em papel podem apresentar mais fundamentação para esse tipo de metodologia. Contudo, os termos e as classificações dos resíduos sólidos foram compreendidos pelos estudantes após Palestra. Por isso, devem ser incentivadas as palestras de educação ambiental, em escolas, pois mesmo muitos dos jovens tendo acesso à informação, eles precisam ser incentivados para conscientizar.