O presente trabalho tem como objetivo discutir as orientações do Ministério da Educação (MEC) para a organização do trabalho pedagógico na Escola de Educação Infantil. Para tanto, faz uma análise e discussão sobre o modo de organização do trabalho em Creches e Pré-Escolas a partir das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), bem como do Currículo do Estado do Piauí (2019) e do Referencial Curricular da Prefeitura Municipal de Floriano - PI (2021). Soma-se a leitura crítica dos documentos de política educacional, as observações registradas e documentadas durante as atividades de monitoria realizadas em três Escolas-campo, nos Cadernos de Formação, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Área de Pedagogia, Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS)/Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ao longo dos meses de novembro e dezembro de 2022 e janeiro, fevereiro e março de 2023, temos desenvolvido atividades de monitoria, co-participação e coautoria junto as atividades do PIBID, oportunidade em que constatamos que, apesar das orientações governamentais indicarem que o trabalho pedagógico na Escola de Educação Infantil deve ser organizado a partir das interações e brincadeiras, de modo a assegurar os direitos de aprendizagem à todas as crianças (BRASIL, 2017), as Instituições de Educação Infantil ora analisadas têm organizado as atividades para crianças bem pequenas e crianças pequenas a partir de tarefas fotocopiadas em papel A4 centradas em exercícios com letras e números, próprias dos anos iniciais do Ensino Fundamental.